Publicação: A formação de educadores ambientais pela investigação ação participativa: uma proposta metodológica
dc.contributor.author | Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] | |
dc.contributor.author | Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:17Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:17Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A formação dos educadores ambientais exige ações ambientais participativas para que não se esgotem no espaço e no tempo da presença dos educadores nos espaços sociais. O curso de especialização Formação de Educadores Ambientais do Departamento de Educação da UNESP-Botucatu incluiu em suas atividades um Projeto de Educação Ambiental Participativa que prioriza ações educativas ambientais com envolvimento de todos os participantes. São oito sub-projetos desenvolvidos por grupos de cinco alunos, em Botucatu e região. Objetivos: articular ensino, pesquisa e extensão na formação de educadores ambientais; formar educadores ambientais com experiência em ações ambientais participativas; vivenciar ações em educação ambiental diversificadas de educação ambiental formal e não-formal; socializar experiências e discutir dificuldades de trabalhos educativos ambientais com a participação efetiva da comunidade envolvida; valorizar a participação da comunidade nas ações ambientais estabelecendo parcerias de ação-reflexão sobre o ambiente em que vivem; garantir condições de continuidade autônoma, por parte da comunidade, nas ações ambientais dos sub-projetos; compreender problemas ambientais da cidade de Botucatu e região. Métodos: A metodologia dos projetos de educação ambiental é a da investigação-ação-participativa. Os oito sub-projetos foram organizados pela técnica do Planejamento Participativo. O grupo definiu espaços sociais educativos (escola, instituição assistencial, comunidades rurais, empresa, grupos de convivência e área natural conservada) para o desenvolvimento dos sub-projetos. Em todos esses espaços iniciou-se o trabalho com a metodologia de Mapeamento Ambiental para a identificação e seleção das ações a serem desenvolvidas pelos sujeitos participantes. Iniciou-se, então, ações ambientais específicas. Resultados Parciais: Os alunos-educadores têm vivenciado a prática de organização de grupos sociais para o desenvolvimento de ações ambientais que contribuam para superar os problemas ambientais mais significativos para esses sujeitos. As expectativas do Projeto, de sensibilização dos indivíduos da comunidade envolvida para com o ambiente em que vivem, já foram atingidas. A participação desses indivíduos na definição das ações ambientais vem contribuindo, quantitativa e qualitativamente, para seu efetivo envolvimento nos sub-projetos. Os alunos e os participantes da comunidade já identificam avanços significativos na prática de trabalho cooperativo no que diz respeito a superação de alguns problemas ambientais nos diferentes espaços sociais. Resultados Esperados: envolver a comunidade na busca de soluções para os problemas ambientais locais; contribuir para a organização da comunidade em torno dos problemas ambientais locais; criar condições concretas, pelo exercício da participação social, de continuidade das ações ambientais. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e5.htm | |
dc.identifier.lattes | 2374974313953772 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-0192-3988 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148295 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A formação de educadores ambientais pela investigação ação participativa: uma proposta metodológica | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2374974313953772[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-0192-3988[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |