Tecendo sentidos e resistência: entre palavras, traços e cores no livro ilustrado de autoria negra.
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação apresenta algumas reflexões sobre o percurso histórico da literatura negro-brasileira e sua importância para as infâncias negras, com ênfase no livro ilustrado. Além disso, discute a produção de livros ilustrados de autoria negra e sua contribuição para a formação do leitor literário. A pesquisa emergiu a partir da observação, escuta e das trocas dialógicas desenvolvidas com o grupo PROLEAO (Processos de Leitura e Escrita: apropriação e objetivação), estando articulada às atividades do CEPLLI (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Literatura e Infância). Integrada está na linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Marília/SP. Os estudos recorrentes acerca do livro ilustrado e da filosofia da linguagem foram primordiais para a pesquisa que se ampliou em relação à literatura negro-brasileira, o livro ilustrado com protagonistas negros e em seus principais autores. Todavia, a questão central que orienta a investigação é a pergunta: como a qualidade estética de livros ilustrados de autoria negra contribui para a formação do reconhecimento identitário das infâncias negras? Desse modo, o objetivo principal é o de compreender a qualidade estética de livros ilustrados de autoria negra, como meio de contribuição para a formação do reconhecimento identitário, das infâncias negras. O percurso investigativo foi constituído por intermédio da filosofia da linguagem utilizando o cotejo como ferramenta essencial para a reflexão e o encontro identitário dos sujeitos sustentados pelo princípio dialógico de enunciados, como alteridade, amorosidade e o ato responsivo responsável. A análise privilegiou produções contemporâneas das últimas décadas, nas quais foi possível constatar aspectos como identidade, representatividade e ancestralidade. Para o referencial teórico, a pesquisa contou com revisão bibliográfica baseada em autores como Bakhtin (2020), Linden (2018), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008), Lima (2009); Arena (2020), Bajard (2021), Filho (2004), Munanga (2024), Ki-Zerbo (2010), Debus (2017), Cuti, (2010), Almeida (2020), Freire (2021), Oliveira (2022), Gomes; Araújo (2023) entre outros. Como resultado, foi possível constatar o potencial significativo das obras de autoria negra analisadas como meio de representatividade, ancestralidade, protagonismo negro e a formação identitária de prováveis crianças leitoras.
Resumo (inglês)
This dissertation presents some reflections on the historical path of black-Brazilian literature and its importance for black childhoods, with an emphasis on illustrated books. Furthermore, it discusses the production of illustrated books by black authors and their contribution to the formation of the literary reader. The research emerged from observation, listening and dialogical exchanges developed with the PROLEAO group (Reading and Writing Processes: appropriation and objectification), being linked to the activities of CEPLLI (Center for Studies and Research in Languages, Literature and Childhood). Integrated is in the Pedagogical Theory and Practices research line of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Philosophy and Sciences (FFC) of the Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus in Marília/SP. The recurring studies on the illustrated book and the philosophy of language were essential for the research that expanded in relation to black-Brazilian literature, the illustrated book with black protagonists and its main authors. However, the central question that guides the investigation is the question: how does the aesthetic quality of illustrated books written by black authors contribute to the formation of the identity recognition of black childhoods? Thus, the main objective is to understand the aesthetic quality of illustrated books by black authors, as a means of contributing to the formation of identity recognition, of black childhoods. The investigative path was constituted through the philosophy of language using comparison as an essential tool for reflection and the identity encounter of subjects supported by the dialogical principle of statements, such as otherness, lovingness and the responsible responsive act. The analysis privileged contemporary productions of the last decades, in which it was possible to observe aspects such as identity, representation and ancestry. For the theoretical framework, the research included a bibliographic review based on authors such as Bakhtin (2020), Linden (2018), Nikolajeva and Scott (2011), Oliveira (2008), Lima (2009); Arena (2020), Bajard (2021), Filho (2004), Munanga (2024), Ki-Zerbo (2010), Debus (2017), Cuti, (2010), Almeida (2020), Freire (2021), Oliveira (2022), Gomes; Araújo (2023) among others. As a result, it was possible to verify the significant potential of the works by black authors analyzed as a means of representation, ancestry, black protagonism and the identity formation of probable child readers.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Negros na literatura, Livros ilustrados, Escritores negros, Literatura afro-brasileira, Relações raciais, Relações étnicas, Negros Identidade racial, Reconhecimento Identitário e ancestralidade, Education, Illustrated books, Black-Brazilian literature, Ethnic-racial relations, Identity recognition and ancestry.
Idioma
Português
Citação
SILVA, Ligia Maria da. Tecendo sentidos e resistência: entre palavras, traços e cores no livro ilustrado de autoria negra. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.