Perspectivas da educação e do trabalho para a transformação societal
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Data
Autores
Supervisor
Novaes, Henrique Tahan 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este estudo examina a relação entre educação e trabalho como pilares de uma sociedade justa e solidária. Argumenta-se que a educação não apenas influencia, mas também é moldada pelas formas de organização do trabalho, podendo ser instrumentalizada pelo capital. Critica-se a competitividade capitalista e propõe-se a economia solidária e a autogestão como alternativas para reestruturar o trabalho com cooperação e justiça social. Sob uma abordagem crítico-dialética, defende-se a transformação simultânea de educação e trabalho como caminho para reduzir desigualdades e redistribuir recursos e poder. A educação, mais que capacitação profissional, é um vetor essencial para novas formas produtivas e de sociabilidade. A consolidação desse modelo exige políticas públicas que fomentem a autogestão e uma práxis educativa emancipatória.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Trabalho, Autogestão, Práxis, Emancipação, Education, Labor, Self-management, Emancipation
Idioma
Português
Citação
BENINI, Edi Augusto. Perspectivas da educação e do trabalho para a transformação societal. Supervisor: Henrique Tahan Novaes. 2025. Relatório de Pós-Doutorado - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

