Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pós-graduação em educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp: impactos atribuídos na trajetória pessoal e profissional dos egressos

dc.contributor.advisorLima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Jefferson Martins
dc.date.accessioned2023-12-11T18:15:51Z
dc.date.available2023-12-11T18:15:51Z
dc.date.issued2023-10-17
dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – PPGE/FCT/Unesp e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/Unesp). O nosso problema de pesquisa é “Qual é o papel e a função da Pós-Graduação em Educação na trajetória pessoal e profissional de seus egressos?”. Para responder à questão central da pesquisa, propomos como objetivo geral analisar os impactos do PPGE/FCT/Unesp na trajetória pessoal e profissional dos egressos do programa. Os objetivos específicos que nortearam o desenvolvimento da presente pesquisa foram: I) mapear estudos sobre o papel e a função da pós-graduação em educação no Brasil; II) cotejar o perfil dos mestres e/ou doutores egressos do PPGE/FCT Unesp; III) descrever e analisar a partir dos dados coletados a trajetória acadêmica dos egressos do PPGE/FCT – Unesp quanto à trajetória pessoal e profissional. Utilizamos a abordagem qualitativa a partir de uma perspectiva metodológica que envolveu os seguintes instrumentos: a pesquisa bibliográfica, o questionário e a entrevista narrativa. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados da Scientific Electronic Library Oline (SciELO – Brasil) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2003 a 2021. Os questionários foram enviados aos 363 egressos que possuíam e-mail cadastrado na Plataforma Lattes. Desse total, obtivemos o retorno de 102 questionários respondidos. As entrevistas foram realizadas com sete egressos, por meio da plataforma Google Meet, visando aprofundar os dados obtidos com o questionário. Os resultados alcançados pelas análises demonstram que os egressos em sua maioria são mulheres (73,5%); 79,4% do universo analisado estudou em escolas públicas e 72% em universidades públicas. Detectou-se, também, que mais de 45% dos egressos cursaram licenciatura em sua primeira graduação, e, 61,8% atuam na Educação Básica e no Ensino Superior. Destaca-se, ainda, que a partir da pesquisa bibliográfica evidenciou-se que o papel e a função de um programa de Pós-graduação stricto sensu é formar pesquisador e docente para atuar no Ensino Superior. Quanto às entrevistas narrativas, foi possível notar um crescimento profissional a partir das experiências vivenciadas durante o processo de formação no PPGE. Este crescimento repercutiu na vida pessoal de cada um dos entrevistados, seguido de várias oportunidades de trabalho que surgiram durante e depois da conclusão do mestrado e/ou doutorado. Também, foi possível verificar que a pós-graduação foi responsável por modificar a realidade social dos entrevistados. Todavia, os desafios também foram relatados, demonstrando as dificuldades de se conciliar a pós-graduação com família, trabalho e ausência de bolsa.pt
dc.description.abstractThe present research is linked to Research Line 4: "Formation of Education Professionals, Educational Policies, and Public School" of the Graduate Program in Education at São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho," Faculty of Sciences and Technology, Presidente Prudente Campus – PPGE/FCT/Unesp, and the Study and Research Group on Public School and Education Professionals (GEPEPPE/FCT/Unesp). Our research problem is "What is the role and function of Graduate Education in the personal and professional trajectory of its graduates?" To address the central question of the research, our general objective is to analyze the impacts of PPGE/FCT/Unesp on the personal and professional trajectory of program graduates. The specific objectives guiding the development of this research were: I) map studies on the role and function of graduate education in Brazil; II) compare the profile of master's and/or doctoral graduates from PPGE/FCT Unesp; III) describe and analyze, based on the collected data, the academic trajectory of PPGE/FCT – Unesp graduates regarding personal and professional paths. We employed a qualitative approach from a methodological perspective that involved the following instruments: literature review, questionnaire, and narrative interview. The literature review was conducted on the Scientific Electronic Library Online (SciELO – Brazil) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases from 2003 to 2021. Questionnaires were sent to 363 alumni with registered emails on the Lattes Platform, and 102 completed questionnaires were received. Interviews were conducted with seven alumni via Google Meet to deepen the data obtained from the questionnaire. The analysis results demonstrate that the majority of alumni are women (73.5%); 79.4% of the analyzed group studied in public schools, and 72% in public universities. It was also found that over 45% of alumni pursued teaching degrees in their first undergraduate studies, and 61.8% work in Basic Education and Higher Education. Additionally, the literature review highlighted that the role of a stricto sensu Graduate Program is to train researchers and educators to work in Higher Education. Regarding narrative interviews, professional growth was observed based on experiences during the formation process at PPGE. This growth impacted the personal lives of the interviewees, leading to various job opportunities during and after completing their master's and/or doctorate. It was also noted that graduate education played a role in changing the social reality of the interviewees. However, challenges were reported, indicating difficulties in balancing graduate studies with family, work, and the absence of scholarships.en
dc.identifier.citationCOSTA, Jefferson Martins. Pós-graduação em educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp: impactos atribuídos na trajetória pessoal e profissional dos egressos. Vanda Moreira Machado Lima. 2023. 00 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/2583660999749094
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3091-5012
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251832
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPós-graduação em Educaçãopt
dc.subjectEgressospt
dc.subjectNarrativaspt
dc.subjectPPGE/FCT/Unesppt
dc.subjectGraduate Educationen
dc.subjectGraduatesen
dc.subjectNarrativesen
dc.titlePós-graduação em educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp: impactos atribuídos na trajetória pessoal e profissional dos egressospt
dc.title.alternativePostgraduate in education at the Faculty of Sciences and Technology - Unesp: impacts attributed to the personal and professional trajectory of graduatesen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FCT 33004129044P6
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaLinha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_jm_me_prud.pdf
Tamanho:
1.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: