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Publicação:
Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar

dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorSalvador, Guilherme [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:11Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:11Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAs aulas de Educação Física escolar apontam para um cenário recorrente e ao mesmo tempo inaceitável: a inatividade feminina. Essa realidade surge como um marco negativo, uma vez que as conquistas femininas no “universo” do movimento estão consolidadas. Entretanto, essas conquistas podem não significar uma relação de equidade entre os sexos. Baseado nisso, pretendeuse investigar a prática pedagógica de dois professores de Educação Física no trato das questões de gênero e da inatividade feminina. A pesquisa realizada teve como abordagem a metodologia qualitativa de caráter descritivo. Foram observadas aulas de Educação Física de dois professores da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro. Após o período de observação foi aplicada uma entrevista para as meninas, a fim de dialogar sobre a problemática da relação de gênero. Para essa coleta utilizou-se um gravador de voz para registrar a entrevista, que depois foi transcrita. Como resultado observou-se que as aulas acontecem predominantemente sem a interação entre os sexos, há um domínio simbólico masculino que faz com que meninos dominem o tempo e espaço da aula. Na entrevista as meninas mostraram-se contrárias a interação com os meninos, muitas vezes por motivos físicos, sendo assim, as práticas na Educação Física escolar estão permeadas de conteúdos que exigem rendimento. Conclui-se que há carência nas aulas de Educação Física de práticas coeducativas, o que ocasiona um aumento na distância entre os sexos, descaracterizando a condição igualitária que a escola deveria proporcionar e fazendo com que os corpos femininos neguem a interação com o sexo oposto, tanto por motivos biológicos, como por razões motoras.pt
dc.format.extent44 f.
dc.identifier.aleph000632285
dc.identifier.citationSALVADOR, Guilherme. Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar. 2010. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
dc.identifier.filesalvador_g_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120932
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação física - Inatividade femininapt
dc.titleReflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolarpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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