Logotipo do repositório
 

Publicação:
Paulo Freire para crianças

dc.contributor.advisorVale, José Misael Ferreira do [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Pastore Oliveira da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:00Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:00Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe experiences lived in the Read and Write Program (Programa Ler e Escrever), through the scholarship project Public School and University at literacy (Escola Pública e Universidade na alfabetização), were the starting point for the preparation of this research. From this observations obtained in the classroom, it was noticed gaps present in the process of teaching-learning in the system imposed by the state government of Sao Paulo, preponderant factors to understand how and when children learn. This way, was noted that only one literacy proposal to be adopted by all schools revealed not being efective to meet different contexts, also disregards the individuality of each student. Thus, we applied the Paulo Freire's Method with children from Second year (Former First series) adapted in a playful way, during reinforcement classes at state shcool “Torquato Minhoto”, located in Bauru/SP. Sought to promote, properly, the comprehension of the language code and the development of learning in reading and writing. This manner, some barriers prevented a more thorough job covering a wider range of studantes over an extended period, however, the results were generally positives about the startup of literacyen
dc.description.abstractAs experiências vividas no Programa Ler e Escrever, por meio do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, foram o ponto de partida para a elaboração desta pesquisa. A partir das observações feitas em sala de aula, a pesquisadora percebeu lacunas presentes no processo de ensino-aprendizagem no sistema imposto pelo Governo do Estado de São Paulo, fatores preponderantes para entendermos como e quando as crianças aprendem. Dessa forma, notou-se que uma única proposta de alfabetização a ser adotada por todas as escolas, não se revela adequada para atender diferentes contextos, além de inobservar a individualidade de cada educando. Assim, aplicou-se o Método Paulo Freire com crianças do 2° ano (antiga 1ª série) adaptado de forma lúdica, durante as aulas de reforço na escola estadual “Torquato Minhoto”, situada na cidade de Bauru, SP. Buscou-se promover, adequadamente, a compreensão do código lingüístico e o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita. Destarte, alguns entraves impediram um trabalho mais aprofundado que abrangesse uma gama maior de alunos durante um período extenso, todavia, os resultados de modo geral foram positivos em relação à inicialização da alfabetizaçãopt
dc.identifier.aleph000634701
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Pastore Oliveira da. Paulo Freire para crianças. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filesilva_rpo_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121268
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997 - métodos de ensinopt
dc.subjectCrianças - Alfabetizaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectReforço escolarpt
dc.subjectPaulo Freire's Methoden
dc.subjectChildren's literacyen
dc.titlePaulo Freire para criançaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_rpo_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
7.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format