Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel do professor no ensino de Ciências sob uma perspectiva histórico-cultural

dc.contributor.advisorCardoso, Priscila Carla
dc.contributor.advisorFonseca, Débora Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorKomezo, Flavia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-15T18:21:29Z
dc.date.available2022-02-15T18:21:29Z
dc.date.issued2022-02-07
dc.description.abstractThe cultural-historical theory offers that man's development is based on his dialectical relationship with the physical and social environment, with the teacher being a mediator of interactions that contribute to learning and a development zone close to the students. In this perspective, the school is fundamental for the internalization of scientific knowledge by students, but science education is in crisis due to the traditional teaching model that does not allow for reflection and critical thinking. Thus, this research proposes to investigate how the historical-cultural theory contributes to science teaching, in order to problematize the teacher's role within this context. Therefore, a survey of scientific productions on the subject in question will be carried out, characterizing a bibliographical research of a qualitative nature where data will be obtained according to the stages of content analysis. It was possible to verify that the cultural-historical theory helps to understand the role of the science teacher as a mediating subject, and contributes to the appropriation of scientific knowledge taught in formal educational institutions.en
dc.description.abstractA teoria histórico-cultural propõe que o desenvolvimento do homem se baseia em sua relação dialética com o meio físico e social, sendo o professor um mediador das interações que contribuem para o aprendizado e a zona de desenvolvimento proximal dos alunos. Nesta perspectiva a escola é fundamental para a internalização dos conhecimentos científicos pelos alunos, porém o ensino de Ciências encontra-se em crise devido ao modelo tradicional que não permite a reflexão e o pensamento crítico. Desta forma, a presente pesquisa se propôs a investigar as contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino de Ciências, de modo a problematizar o papel do professor dentro deste contexto. Para tanto, foi realizado um levantamento das produções científicas sobre a temática em questão, caracterizando uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa onde os dados foram analisados de acordo com as etapas da análise de conteúdo. Foi possível constatar que a teoria histórico-cultural auxilia no entendimento do papel do professor de Ciências enquanto sujeito mediador, e contribui para a apropriação dos conhecimentos científicos ensinados nas instituições formais de ensino.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216612
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectScienceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistorical-culturalen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectCiênciaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectHistórico-culturalpt
dc.subjectProfessorpt
dc.titleO papel do professor no ensino de Ciências sob uma perspectiva histórico-culturalpt
dc.title.alternativeThe teacher's role in teaching sciences from a perspective history-culturalen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
komezo_f_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
529.75 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.42 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
komezo_f_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
132.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: