Publicação: SimCity 3000: uma discussão sobre planejamento urbano e cidadania no 6º ano do ensino fundamental II
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Data
Autores
Orientador
Oliveira, Dayana Aparecida Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho de conclusão de curso busca demonstrar novas possibilidades didáticas para o ensino e aprendizado de geografia urbana para estudantes do ensino fundamental II, em maior destaque as classes de 6º anos. A proposta é utilizar como base o jogo “SimCity 3000” que se trata de um simulador de cidades, o qual será peça fundamental para tornar os conceitos de desenvolvimento, planejamento urbano e cidadania um assunto mais tangível e interativo dentro da realidade e visão do estudante de forma mais lúdica. O estudante que antes desconhecia a verdadeira natureza das cidades, baseando-se apenas na teoria e nos conceitos abstratos que o professor lhes ensinou, acabam que mesmo que bem abordados, ainda há uma certa distância do aprendizado completo que só é adquirido com a prática. Em outros momentos era impossível trazer uma abordagem prática de maneira simples ou dentro do possível, porém atualmente com o avanço da tecnologia novas possibilidades são apresentadas, dentre elas jogos que simulam atividades humanas em diferentes aspectos e situações, no caso deste trabalho, a simulação de desenvolvimento e planejamento de cidades. O trabalho foi estruturado com a adição de uma apostila detalhada para auxiliar o leitor a navegar pelo jogo e compreender suas mecânicas, como gestão de impostos e zoneamento urbano. Além disso, conceitos como políticas públicas e impacto econômico são explorados durante as aulas, proporcionando uma experiência educativa dinâmica e integrada às demandas da sociedade globalizada.
Resumo (inglês)
This course completion work seeks to demonstrate new didactic possibilities for teaching and learning urban geography for elementary school II students, particularly 6th year classes. The proposal is to use as a base the game “SimCity 3000”, which is a city simulator, which will be a fundamental piece in making the concepts of development, urban planning and citizenship a more tangible and interactive subject within the student's reality and vision. in a more playful way. The student who was previously unaware of the true nature of cities, based only on the theory and abstract concepts that the teacher taught them, ends up that even if well covered, there is still a certain distance from the complete learning that is only acquired through practice. At other times it was impossible to bring a practical approach in a simple way or as far as possible, but currently with the advancement of technology new possibilities are presented, among them games that simulate human activities in different aspects and situations, in the case of this work, the simulation of city development and planning. The work was structured with the addition of a detailed booklet to help the reader navigate the game and understand its mechanics, such as tax management and urban zoning. Furthermore, concepts such as public policies and economic impact are explored during classes, providing a dynamic educational experience integrated with the demands of a globalized society.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento urbano, Ensino de geografia, SimCity 3000, Espaço, Tecnologia, Urban planning, Geography teaching, Space, Technology
Idioma
Português