Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Figueiredo, Gabriella Andreeta

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo aglutinar e revisar estudos modernos para contribuir para práticas pedagógicas inclusivas. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica com enfoque na metodologia do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), metodologia que tenta quebrar as barreiras que impedem a inclusão de pessoas com qualquer grau de deficiência na sociedade, assegurando o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos na Educação Física escolar. O DUA busca assegurar, desde o planejamento das aulas, a acessibilidade como ponto central. Pelo fato de ser uma metodologia criada no exterior, a maior parte da amostragem da revisão foi realizada fora do Brasil. Por mais que não tenha tanta aplicação desta metodologia em território nacional, há grande possibilidade de transferência dos resultados lá obtidos.

Resumo (inglês)

The present academic work aims to bring together and review modern studies to contribute to inclusive pedagogical practices. This work was carried out based on a bibliographical review focusing on the Universal Learning Design (UDL), a methodology that attempts to break down the barriers that prevent the inclusion of people with any degree of disability in society, ensuring access, participation and the success of all students in school Physical Education. DUA seeks to ensure, from lesson planning onwards, accessibility as a central point. Due to the fact that it is a methodology created abroad, most of the review sampling was carried out outside Brazil. Even though this methodology is not widely applied in the national territory, there is a great possibility of transferring the results obtained there.

Descrição

Palavras-chave

Autismo, Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), Educação física escolar, Educação inclusiva, Metodologias inclusivas de ensino, Autism, Universal Learning Design (UDL), School physical education, Inclusive education, Inclusive teaching methodologies

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação