Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográfica

dc.contributor.advisorFigueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]
dc.contributor.authorPrevidente, Luís Felipe Abreu
dc.date.accessioned2024-07-03T18:26:33Z
dc.date.available2024-07-03T18:26:33Z
dc.date.issued2024-04-24
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo aglutinar e revisar estudos modernos para contribuir para práticas pedagógicas inclusivas. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica com enfoque na metodologia do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), metodologia que tenta quebrar as barreiras que impedem a inclusão de pessoas com qualquer grau de deficiência na sociedade, assegurando o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos na Educação Física escolar. O DUA busca assegurar, desde o planejamento das aulas, a acessibilidade como ponto central. Pelo fato de ser uma metodologia criada no exterior, a maior parte da amostragem da revisão foi realizada fora do Brasil. Por mais que não tenha tanta aplicação desta metodologia em território nacional, há grande possibilidade de transferência dos resultados lá obtidos.pt
dc.description.abstractThe present academic work aims to bring together and review modern studies to contribute to inclusive pedagogical practices. This work was carried out based on a bibliographical review focusing on the Universal Learning Design (UDL), a methodology that attempts to break down the barriers that prevent the inclusion of people with any degree of disability in society, ensuring access, participation and the success of all students in school Physical Education. DUA seeks to ensure, from lesson planning onwards, accessibility as a central point. Due to the fact that it is a methodology created abroad, most of the review sampling was carried out outside Brazil. Even though this methodology is not widely applied in the national territory, there is a great possibility of transferring the results obtained there.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/256261
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectDesenho Universal de Aprendizagem (DUA)pt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectMetodologias inclusivas de ensinopt
dc.subjectAutismen
dc.subjectUniversal Learning Design (UDL)en
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInclusive teaching methodologiesen
dc.titleEstratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográficapt
dc.title.alternativeMethodological strategies applied to autism spectrum disorder within school physical education: a literature reviewen
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Educação Físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
previdente_lfa_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
475.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
previdente_lfa_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
95.81 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: