Logotipo do repositório
 

Publicação:
Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem

dc.contributor.authorRozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:35Z
dc.date.available2014-09-30T18:18:35Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper describes an investigation into the initial training of foreign language teachers (German and English) and the internships required in the fourth year, considering the possibility that online forums may provide a virtual environment for the manifestation of critical thinking by future teachers. We analyze the messages and themes addressed in three forums, based on concepts of critical thinking and on the theoretical model of Practical Inquiry proposed by Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in discussions on topics, we use the model of these authors, also identifying some discourse markers characterized by them, mainly based on the assumptions of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) and on the types of conversational moves proposed by Eggins and Slade (1997). A new model was created based on the selected theoretical underpinnings and on the analysis of the data, as well as the conclusion was that online forums can be considered an important tool for the manifestation of teachers' critical thinking and for a critical reflexive education, in a context marked by the specificities of information society.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar o recorte de uma investigação que focalizou a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lançou luzes sobre os estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que fóruns online de um ambiente virtual podem oferecer para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Analisamos os temas abordados e as mensagens de três fóruns, com base no conceito de pensamento crítico e no modelo teórico de Investigação Prática de Garrison, Anderson e Archer (2000, 2001). Para uma melhor compreensão das fases nas discussões dos tópicos, utilizamos o modelo dos autores, identificando também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e da análise dos dados, foi possível desenvolver um novo modelo e concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação crítico-reflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letra Departamento de Letras Modernas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letra Departamento de Letras Modernas
dc.format.extent35-62
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942014000100002
dc.identifier.citationAlfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 58, n. 1, p. 35-62, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/S1981-57942014000100002
dc.identifier.fileS1981-57942014000100002.pdf
dc.identifier.issn1981-5794
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
dc.identifier.scieloS1981-57942014000100002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109699
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFóruns onlinept
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectEstágio supervisionado de língua estrangeirapt
dc.subjectFormação inicial de professores de línguaspt
dc.subjectOnline Forumsen
dc.subjectCritical Thinkingen
dc.subjectSupervised Foreign Language Internshipen
dc.subjectInitial Teachers Trainingen
dc.titleFóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagempt
dc.title.alternativeOnline forums in critical and reflective training of foreign language teachers: a critical thinking representation in phases in/by languageen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0943223045871060
unesp.author.orcid0000-0001-8915-9541

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1981-57942014000100002.pdf
Tamanho:
1.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções