Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação ambiental nas teses e dissertações de programas de pós-graduação em Sociologia

dc.contributor.advisorSantana, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Fernanda Gonçalves
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-04-23T13:54:43Z
dc.date.available2019-04-23T13:54:43Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.description.abstractO presente trabalho se insere no âmbito do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica - teses e dissertações (Projeto EArte). Esta dissertação buscou explorar o que vem sendo produzido nas pesquisas sobre Educação Ambiental na área da Sociologia. Para isto, analisamos teses e dissertações desenvolvidas em Programas de Pós-graduação vinculados à área da Sociologia, na CAPES. Nosso objetivo foi realizar um mapeamento das investigações produzidas, com intuito de identificar e analisar os diversos temas, referenciais teórico-conceituais sociológicos que conduziram tais trabalhos, bem como identificar e analisar possíveis especificidades dos pressupostos sociológicos que contribuem com o campo de pesquisa da EA. Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo "estado da arte", que apresenta caráter qualitativo. Para análise do corpus documental, que foi constituído por 11 teses de doutorado e 17 dissertações de mestrado, foi utilizada a técnica da “análise de conteúdo. No mapeamento, os principais resultados indicam um crescimento expressivo a partir dos anos 2000 na produção de pesquisas sobre EA na área da Sociologia, a predominância das IES públicas como lócus de produção destas pesquisas em relação às IES privadas e um desequilíbrio regional relativo à produção das pesquisas analisadas. Foi observada ainda, uma diversidade de temas de pesquisas, o que sugere um processo de aproximação da temática ambiental na área da Sociologia com a EA, além dos variados referenciais teórico-conceituais da Sociologia que indicam uma pluralidade de perspectivas epistemológicas orientando tais investigações. Ao final, pudemos perceber que os pressupostos sociológicos, sobretudo a partir da perspectiva crítica, contribuem para uma compreensão mais complexificada da relação sociedade-natureza, com uma abordagem mais abrangente e socioambiental que confrontam uma perspectiva reducionista de meio ambiente. Com isto, espera-se que a presente pesquisa ofereça subsídios para próximas investigações que visem aprofundar a compreensão da relação sociedade-natureza.pt
dc.description.abstractThis research is part of the Environmental Education Project in Brazil: analysis of academic production - theses and dissertations (EArte Project). This dissertation aims to explore what has been produced, in researchs, about Environmental Education in the area of Sociology. For this, we analyze theses and dissertations developed in Postgraduate Programs linked to the area of Sociology, at CAPES. Our objective was to map the researches produced in order to identify and analyze the various themes, theoretical and conceptual sociological references that led to such works, as well as to identify and analyze possible specificities of the sociological assumptions that contribute to the field of research of the EE. It is a documentary research, of the "state of the art" type, which has a qualitative character. For the analysis of the documentary corpus, which consisted of 11 doctoral theses and 17 master's dissertations, the technique "content analysis. In the mapping, the main results indicate an expressive growth from the 2000s in the production of research on EE in the area of Sociology, the predominance of public universities as a locus of production of this research in relation to private universities and a regional imbalance related to the production of analyzed. A diversity of research themes was also observed, suggesting a process of approaching the environmental theme in the area of Sociology with EE, in addition to the various theoretical-conceptual references of Sociology that indicate a plurality of epistemological perspectives guiding such investigations. In the end, we could see that sociological presuppositions, especially from the critical perspective, contribute to a more complex understanding of the society-nature relationship, with a more comprehensive and socio-environmental approach that confronts a reductionist perspective of the environment. With this, it is expected that the present research will offer subsidies for future investigations that aim to deepen the understanding of the society-nature relationship.en
dc.identifier.aleph000915447
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes1658798303826202
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181672
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectTeses e dissertaçõespt
dc.subjectRelação sociedade-naturezapt
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectTheses and dissertationsen
dc.subjectRelationship society-natureen
dc.titleEducação ambiental nas teses e dissertações de programas de pós-graduação em Sociologiapt
dc.title.alternativeEnvironmental Education in theses and dissertations of postgraduate programs in Sociologyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1658798303826202
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação Ambientalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martins_fg_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: