Publicação: Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade)
dc.contributor.author | Fracon, Thais Lima [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nogueira, Suellen Antico [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Camila Rocha e [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:40:04Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:40:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | As crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) aumentam gradativamente na escola, realidade esta que merece a atenção dos educadores, sobretudo porque se baseando apenas no comportamento em sala de aula muitas delas estão sendo rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e aprendizagem escolar. Diante desse fato, passamos a realizar um Projeto de Intervenção e Pesquisa junto a esses sujeitos, objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser "controlado". Temos o objetivo de superar essas visões que naturalizam e fragmentam o desenvolvimento desses sujeitos, reforçando que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola. O referencial metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa e atividades de intervenção é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotski (1996, 2001). Para o desenvolvimento deste projeto, recebemos nas dependências do LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas) crianças de escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP e região, na faixa etária de 05 a 12 anos diagnosticadas com TDAH, que são encaminhadas a um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) de característica ludo-pedagógica (jogos de tabuleiro, circuitos, jogos de raciocínio etc), visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores essenciais. Os resultados obtidos até o momento apontam que as crianças apresentavam-se ativas, mas não hiperativas, mostrando-se atentas e concentradas durante a realização das atividades, e concluímos que o diagnóstico médico acerca do TDAH precisa ser melhor investigado pois corre-se o risco de rotular de hiperativos e problemáticos sujeitos que necessitam, apenas, de uma atenção maior do seu professor, além de atividades diferenciadas na escola. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 09222 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTIyMg== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10097 | |
dc.identifier.file | 2013-09222-nogueira.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146954 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | TDAH | pt |
dc.subject | Atividades ludo-pedagógicas | pt |
dc.subject | Medicação | pt |
dc.title | Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação Física - FCT | pt |
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