Logotipo do repositório
 

Publicação:
A interação de alunos com as tecnologias digitais pós-pandemia: uma proposta interdisciplinar de Educação Matemática e Língua Inglesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Rodrigues, Zionice Garbelini Martos

Coorientador

Santos, Helen de Freitas

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A fim de compreender de que forma o uso de vídeo aulas interdisciplinares de conceitos matemáticos e Inglês podem contribuir para a interação de alunos com as tecnologias digitais pós pandemia, este estudo teve por objetivo geral produzir videoaula interativa interdisciplinares de conceitos matemáticos e Inglês que estivessem em consonância com o Currículo Paulista, a fim de buscar alternativas que se valessem de Metodologias Ativas para auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, aplicar essas videoaulas e avaliar a aceitação dessa videoaula pelos alunos. Os objetivos específicos traçados foram identificar se a proposta do currículo do Estado de São Paulo oportuniza o uso de metodologias ativas, por exemplo a sala de aula invertida, jogos, desafios, situações problemas no Ensino Fundamental II; elaborar, aplicar e avaliar videoaulas interativas em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental e Avaliar a apropriação dos conteúdos pelos alunos. Ainda buscou compreender o uso de Metodologias Ativas associadas a videoaula produzida. A pesquisa realizada como requisito do metrado profissional do programa Docência para a Educação Básica da faculdade de ciências – Unesp é de natureza qualitativa e trata-se de uma pesquisa descritiva, pois busca a descrição de determinada população ou fenômeno. Este estudo foi realizado em uma escola pública em Bauru- SP no ano de 2023. Assim, realizamos o levantamento bibliográfico, a preparação e aplicação de dois questionários, a produção e a aplicação da videoaula, aplicação da metodologia do pensar em voz alta e aplicação da sala de aula invertida. Os dados evidenciam que a maioria dos estudantes têm impressões negativas das videoaulas no formato em que foi apresentado durante a pandemia, mas não apresentam a mesma reação em relação às videoaulas de outras plataformas. Ainda, avaliaram positivamente a videoaula desenvolvida nesse estudo. A abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos notassem que as disciplinas escolares não são dissociadas da vida cotidiana e a forma lúdica de conduzir a videoaula foi avaliada positivamente. Assim, espera-se com esse estudo que outros docentes possam utilizar ou replicar o produto educacional e suas potencialidades em suas salas de aula.

Resumo (inglês)

In order to understand the way the use of interdisciplinary video classes on mathematical concepts and English may contribute to the interaction of students with post-pandemic digital technologies, this study had the general goal of producing interdisciplinary interactive video classes on mathematical concepts and English that were in line with the Paulista Curriculum, in order to search alternatives that could use Active Methodologies to help the students on their learning process. apply these video classes and evaluate students’ acceptance to this video class. The specific goals are identify if the proposal of São Paulo State curriculum gives opportunity for the use of Active Methodologies, like flipped classroom, games, challenges, problems solving on Elementary School, elaborate, apply and evaluate this interactive video class and evaluate students’ content acquisition. It also sought to understand the use of Active the Methodologies associated with the video class produced. The research made as part of a professional Mater Degree course by the program Docencia para Educação Básica from science College of Unesp is qualitative in nature and it is descriptive research, as it seeks to describe a population or phenomenon. This study was conducted in a public school in Bauru -SP in the year of 2023. To this end, we conducted a bibliographical survey, the preparation and application of two questionnaires, the production and application of the video class, application of the think-aloud methodology and application of the flipped classroom. The data shows that most students have negative impressions of video classes in the format in which they were presented during the pandemic, but they do not have the same reaction to video classes on other platforms. Furthermore, they positively evaluated the video class developed in this study. The interdisciplinary approach allowed students to notice that school subjects are not dissociated from everyday life and the playful way of conducting the video class was positively evaluated. Therefore, it is hoped that with this study other teachers can use or replicate the educational product and its potential in their classrooms.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia digital educacional, Interativa, Interdisciplinaridade, Educational digital technology, Interactivity, Interdisciplinarity, Educação matemática, Língua inglesa, Mathmatics education, English language

Idioma

Português

Como citar

FERREIRA, Letícia Martins. A interação de alunos com as tecnológicas digitais pós-pandemia: uma proposta interdisciplinar de Educação Matemática e Língua Inglesa. 2023. 173 f. Mestrado (Dissertação em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação