Publicação: Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Traverzim, Monique 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O tema abordado no presente trabalho de conclusão de curso versa acerca das práticas
pedagógicas desenvolvidas pela educadora musical Enny Parejo em conexão com sua história
de vida. Localizar e atribuir os materiais da educadora abordada demonstrou ser relevante na
medida que se coloca em destaque a abordagem “Iniciação e Sensibilização Musical”, criada
por ela. Visa conhecer e estudar as práticas pedagógicas criadas por Enny Parejo para a
formação de educadores musicais e identificar as suas contribuições na área da educação
musical na contemporaneidade, evidenciando propostas que vão além das recorrentemente
mencionadas por educadores em cursos de Licenciatura em Música, como também, cursos para
formação continuada e capacitações. Para a abordagem destes assuntos foi utilizada a pesquisa
qualitativa configurando-se como estudo de caso e a elaboração da entrevista episódica. A
referida proposta didático-pedagógica se mostrou ser atual, visto que procura atender a
necessidades da sociedade contemporânea por meio de propostas que contribuem para o
desenvolvimento humano, além dos aspectos referentes à aprendizagem musical. Tendo em
vista a prática pedagógica de Enny Parejo como um novo paradigma filosófico possível para a
Educação Musical, pode-se enxergar em sua prática didática o estímulo da escuta musical
sensível como uma base importante para o desenvolvimento da expressão e aprendizagem
musical. Visando sua proposta de trabalho para formação de educadores, ela prepara o professor
para atuar expressiva e criativamente frente aos alunos e prepara um espaço de trocas e reflexão
sobre a própria prática, para que assim se possa repensar constantemente as necessidades
ligadas aos métodos de ensino e seu desenvolvimento.
Resumo (inglês)
Abstract: The theme addressed in this course completion paper is about the pedagogical
practices developed by music educator Enny Parejo in connection with her life story. Locating
and attributing the materials of the educator in question proved to be relevant to the extent
that the "Music Initiation and Sensitization" approach, created by her, is highlighted. The
objective was to get to know and study the pedagogical practices created by Enny Parejo for
the formation of music educators and to identify her contributions in the area of contemporary
music education, evidencing proposals that go beyond those recurrently mentioned by
educators in Music Education courses, as well as courses for continued education and training.
In order to approach these issues, qualitative research was used, being configured as a case
study, as well as the elaboration of an episodic interview. This didactic-pedagogical proposal
proved to be up to date, since it seeks to meet the needs of contemporary society by means of
proposals that contribute to human development, besides the aspects related to musical
learning. By presenting her pedagogical practice as a possible new philosophical paradigm
for Music Education, one can see in her didactic practice the stimulus of sensitive musical
listening as an important basis for the development of musical expression and learning. In her
work proposal for the formation of educators, she aims at preparing the teacher to act
expressively and creatively in front of the students, providing a space for exchange and
reflection on one's own practice, so that one can constantly rethink the needs related to
teaching methods and his or her development.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Professores de música - Formação, Professores Formação, Aprendizagem
Idioma
Português