Publicação: Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental – anos iniciais - mediado pelo gênero carta do leitor
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Data
Autores
Orientador
Manzoni, Maria Rosa 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa foi materializada a partir da busca de desenvolvimento de uma
base argumentativa, mediado pelo gênero carta do leitor, em estudantes de 4º ano,
do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do
estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Qual o
potencial da carta do leitor servir de instrumento para formar a base argumentativa
em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental? E teve como objetivo investigar as
potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base
argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação
teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos do materialismo histórico-
dialético (MARX, 1984); na Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1991); na
Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1999); no Interacionismo Sociodiscursivo
(BRONCKART, 2003) e em sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY,
[1998]2010) para sustentar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades
de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero
carta do leitor. O percurso metodológico da pesquisa foi articulado com o
materialismo histórico-dialético, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Sequência Didática
para o desenvolvimento da base argumentativa em crianças do 4º ano do Ensino
Fundamental por meio do gênero carta do leitor. No interior dessa SD foram
realizadas quarenta e quatro atividades, além das produções textuais iniciais e finais
que, por amostragem, constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as
produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD
(BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero
carta do leitor para o desenvolvimento da base argumentativa como formas de
gestar o raciocínio argumentativo, ampliação do sistema de referência dos
estudantes do 4º ano, exercício da cidadania por meio da inserção em práticas
discursivas e inicia o desenvolvimento do senso crítico. Conclui-se que processo de
ensino da produção textual com base argumentativa, por meio da Sequência
Didática em torno do gênero carta do leitor, permitiu que os estudantes
desenvolvessem capacidades de linguagem argumentativa requeridas pelo gênero
e, assim, requalificarem seus processos mentais para gestar posicionamentos para
sustentar, refutar e negociar tomadas de posição.
Resumo (inglês)
This research was materialized through the search for development of an
argumentative basis, mediated by the reader's letter genre, among 4th-grade
students in a public Elementary School in the municipality of Bauru, in the interior of
the state of São Paulo. What is the potential of the reader's letter to serve as a tool to
build the argumentative basis in 4th-grade elementary school children? Its objective
was to investigate the potential of the reader's letter being used as a tool to build the
argumentative basis in 4th-grade elementary school students. The theoretical-
methodological framework is based on the assumptions of Historical-Dialectical
Materialism (MARX, 1984); Historical-Cultural Psychology (VYGOTSKY, 1991);
Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 1999); Sociodiscursive Interactionism
(BRONCKART, 2003) and its Didactic Engineering (DOLZ and SCHNEUWLY,
[1998]2010) to support the teaching and learning process of argumentative language
skills required in the production of exemplary texts in the reader's letter genre. The
methodological path of the research was articulated with Historical-Dialectical
Materialism, Historical-Critical Pedagogy, and Didactic Sequence for the
development of the argumentative basis in 4th-grade elementary school children
through the reader's letter genre. Within this DS, forty-four activities were conducted,
in addition to the initial and final written productions, which, through sampling,
constituted the corpus for analysis. The texts from both productions were analyzed
according to the textual analysis categories proposed by SDI (BRONCKART, 2003).
The results demonstrate several potentialities of the reader's letter genre for the
development of the argumentative basis, such as fostering argumentative reasoning,
expanding the students' 4th-grade reference system, engaging in citizenship through
participation in discursive practices, and initiating the development of critical thinking.
It can be concluded that the teaching process of argumentative text production,
through the Didactic Sequence centered around the reader's letter genre, enabled
students to develop argumentative language skills required by the genre and, thus,
requalify their mental processes to generate positions to support, refute, and
negotiate stances.
Descrição
Palavras-chave
Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Interacionismo sociodiscursivo, Didática, Ensino fundamental
Idioma
Português
Como citar
SYLVESTRE, V. F. Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental - anos iniciais - mediado pelo gênero carta do leitor. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.