Logo do repositório
 

Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar

dc.contributor.authorPagni, Pedro Angelo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:25Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:25Z
dc.date.issued2015-04-01
dc.description.abstractThe normalization is the language of the present world, the identity is in the logic of the subject that it act and order the sign so propagated to your progress. In this context, the speech utterances of including formed and performed in line with that language, leaning in your logic and your sign, ignoring all dissonances generated by experience, the difference that the highlights and the event that the mean. The purpose of this article is, to regain the dispersion contained in that speech, discusses it and indicate another glimpse into the relationship with the disabled in family and school contexts. To this end, we appeal to the thought of Michel Foucault to analyze the emergence of speeches about the inclusion and to discuss the possibilities for that so-called inclusive practices give greater visibility to the difference and the event, arising from the relationship.en
dc.description.abstractA normalização é a linguagem do mundo atual, a identidade se constitui no princípio da lógica dos sujeitos que nele atuam, e a ordem é o signo tão propagado de seu progresso. Nesse contexto, os enunciados do discurso da inclusão se formaram e se apresentaram em consonância com essa linguagem, apoiando-se em sua lógica e em seu signo, ignorando todas as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que a singulariza e pelo acontecimento que a significa. O propósito deste artigo é, ao recobrar a dispersão contida naquele discurso, problematizá-lo e indicar outro olhar sobre a relação com os deficientes, nos contextos familiar e escolar. Para tanto, recorreremos ao pensamento de Michel Foucault, para analisar a emergência dos discursos sobre a inclusão e para discutir as possibilidades de que práticas ditas inclusivas confiram maior visibilidade à diferença e ao acontecimento, decorrentes da relação com as pessoas deficientes, na escola.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Administração e Supervisão Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Administração e Supervisão Escolar
dc.format.extent87-103
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507608
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 1, p. 87-103, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/0103-7307201507608
dc.identifier.fileS0103-73072015000100087.pdf
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.orcid0000-0001-7505-4896
dc.identifier.scieloS0103-73072015000100087
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158118
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectinclusionen
dc.subjectdifferenceen
dc.subjectdisabilitiesen
dc.subjecteventen
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectinclusãopt
dc.subjectdiferençapt
dc.subjectdeficiênciapt
dc.subjectacontecimentopt
dc.subjectFoucaultpt
dc.titleDiferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolarpt
dc.title.alternativeDifference, subjectivation and education: another look about school inclusionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107347396869362
unesp.author.orcid0000-0001-7505-4896
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-73072015000100087.pdf
Tamanho:
499.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format