Publicação: Compreensão sobre liderança transformacional e a intervenção educativa para os enfermeiros gerentes da Rede Municipal de Urgência e Emergência
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Spiri, Wilza Carla 

Coorientador
Pós-graduação
Enfermagem - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Introdução: a Liderança Transformacional (LT) é um processo em que o líder é capaz de compreender a importância do seu papel como agente de mudanças e transformação nas organizações. Conduz a equipe na realização de mudanças positivas e na forma como desempenham suas atividades. Assume responsabilidades, oferece aos liderados conhecimento e fortalecimento, conduzindo-os na motivação, empoderamento, busca de desafios, visibilidade e desenvolvimento de forma a modificar comportamentos, formando profissionais e pessoas focados para melhores resultados por meio de seus próprios exemplos e atitudes. Objetivo: compreender o significado de LT e propor um ambiente de aprendizagem por meio de uma intervenção educativa com discussão de temas sobre liderança. Método: Realizado em duas etapas. Na primeira etapa adotou-se a análise de conteúdo como estratégia metodológica, segundo o referencial de Graneheim e Ludman. A segunda etapa utilizou a pesquisa-ação como estratégia de construção coletiva de uma intervenção educativa para a reflexão sobre a prática gerencial e sua interface com a liderança transformacional. O cenário da pesquisa foi a rede de urgência e emergência de um município paulista. Os participantes foram os nove enfermeiros que ocupavam a posição de gerentes, três desses eram enfermeiros assistenciais que substituem os gerentes das unidades de Pronto Atendimento e do Pronto Socorro Municipal. Todos os participantes eram do sexo feminino, com tempo na função variando de três anos a 20 anos. A coleta de dados se deu foi por meio de entrevistas audio gravadas e individualizadas e pela estratégia do clube de leitura. Resultados: Na primeira etapa, os temas desvelados foram: fatores relacionados à equipe, aos processos de liderança e ao líder. Revelou-se, assim, as dificuldades na tomada de decisões justas e o planejamento para definir metas propostas pela organização; o líder necessita ser capaz de trabalhar junto com a equipe; é fundamental que haja um dimensionamento de pessoal adequado; A uniformidade nas ações é dificultada pelo modelo de gestão. Também foram expressas a desvalorização profissional e o estresse no trabalho. Na segunda etapa, o clube de leitura sobre a LT e a matriz de planejamento utilizada - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – SWOT, proporcionou a reflexão de textos sobre liderança, bem como orientações para uso dessa matriz no contexto da prática. Considerações Finais: a instrumentalização para o desenvolvimento de liderança transformacional se faz necessária para a prática dos gestores, solidificando a tomada de decisão no gerenciamento do serviço, fazendo-se necessários o aperfeiçoamento, o desenvolvimento da autonomia, maturidade, percepção e da interatividade para a busca de melhores resultados por meio de uma prática baseada em evidências, assim como,a busca contínua de conhecimento técnico-científico e habilidades pessoais para liderar, correspondendo às expectativas e limitações da organização e da equipe, proporcionando uma prática mais crítica, reflexiva e participativa.
Resumo (inglês)
Introduction: Transformational Leadership (TL) is a process through which the leader is able to understand the importance of his role as an agent of transformation within the organization. He leads the team to the accomplishment of positive changes and in the manner in which they perform their tasks. He takes responsibilities when they are due, he offers them knowledge and strength, modeling factors such as the quest for challenges, motivation, empowerment, visibility and development as to modify behaviours through his own example and atitude, thus forming professionals, who, in turn will achieve more satisfactory results. Objective: to understand the meaning of TL and to promote a learning environment through educative intervention with discussions on the topic of leadership. Method: Carried out in two stages: Stage one has been done by the content analysis as a methodological strategy according to the references of Bardin, Graneheim and Ludman. Stage two has utilized the action-survey as a strategy of collective construction of an educative intervention for the reflection of the managerial practice and its interface with transformational leadership. The field where the survey was conducted was the Emergency Room of a hospital in the interior of Sao Paulo State. The participants were nine nurses who hold a management position, three of them being assistant nurses who function as substitutes for the managers at the Emergency Room and the Municipal Emergency Room. All the participants were females, with carreer duration ranging from three to twenty years. The data collection was done through the recording of individual audio interviews and through the strategy of the “journal club“. Results: in the first stage the topics addressed were: factors related to the team, to the leadership process and to the leader. What was revealed: difficulties in making fair decisions and in the planning of defining goals proposed by the organization; the need for the leader to work alongside his team; the importance of having an adequate personnel assessment; the ideal set of standardized actions is hindered by the current management model; lack of appreciation for the professionals and high levels of stress at the work environment were also expressed. In the second stage, the “reading club” on the subject of TL and the planning matrix utilized - SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), has provided serious reflections on texts on leadership as well as orientation for the use of this matrix in a hands-on context. Final Considerations: The tools for the development of transformational leadership are required for the decision-making processo f the managers, as well as a demand for ever-increasing development, autonomy, maturity, perception and interaction in order to obtain better results of a practice based on evidences, a continuous quest for technical and scientific knowledge and personal abilities in leadership which are able to meet the expectations of the team and of the organization, creating a more reflexive, participative and critical practice.
Descrição
Palavras-chave
Liderança transformacional, Gerenciamento em saúde, Empoderamento, Prática baseada em evidências, Enfermagem, Transformational leadership, Health management, Empowering, Evidence-based practice, Nursing
Idioma
Inglês