Logotipo do repositório
 

Publicação:
O lúdico no processo de alfabetização

dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorEsteves, Marcela Fernanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:14:29Z
dc.date.available2015-03-23T15:14:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO processo de alfabetização no âmbito formal (escolar) tem ocorrido, nos últimos anos, cada vez mais precocemente. Diante do cenário da obrigatoriedade de que o ensino fundamental deva ter a duração mínima de nove anos, é fato que a criança antecipa seu ingresso na escola. Desta forma, parte da sua infância e de seu aprendizado que antes ocorria em diferentes espaços – família, praças públicas, com brincadeiras pelas ruas do bairro em que vivia, passa agora a ser dividida com a escola. Quando pensamos nas atividades mais realizadas por crianças na faixa etária em que atualmente se inicia o processo de alfabetização, o brincar é a referência principal dessas atividades. Assim, o que antes estava pautado no brincar, no fantasiar, na diversão, com o processo de alfabetização, esses aspectos tendem a assumir um caráter mais formal. Está claramente posto na literatura que o brincar é algo constante na vida das crianças, sendo este um meio pelo qual a criança aprende, desenvolve e interage com o mundo. Considerando esses apontamentos, é possível questionar: como tem se dado o processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental Há “espaços” para o aprender brincando no processo de alfabetização? Se sim, como ele tem se configurado Se não, quais as dificuldades encontradas para que aprender e brincar no processo de alfabetização possam se efetivar Diante de tais questionamentos, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa utilizando-se da metodologia da problematização, que envolveu observação em uma escola no interior paulista, identificação dos pontos-chave, a teorização através de levantamento bibliográfico, formulação de hipóteses e realização de atividades na prática na escola pesquisada. Estes procedimentos favoreceram para entender e refletir sobre a temática buscando alternativas para alfabetizar de forma prazerosapt
dc.format.extent55 f.
dc.identifier.aleph000797193
dc.identifier.citationESTEVES, Marcela Fernanda. O lúdico no processo de alfabetização. 2013. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.file000797193.pdf
dc.identifier.lattes0401143132924259
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118950
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLazer e e ucaçãopt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino de primeiro graupt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.titleO lúdico no processo de alfabetizaçãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0401143132924259
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000797193.pdf
Tamanho:
663.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format