Publicação: Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945
dc.contributor.advisor | Junqueira, Renata Soares [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tscherne, Milca da Silva [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:30:22Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:30:22Z | |
dc.date.issued | 2006-03-31 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro... | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | |
dc.format.extent | 140 f. | |
dc.identifier.aleph | 000463708 | |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | |
dc.identifier.citation | TSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006. | |
dc.identifier.file | tscherne_ms_me_arafcl.pdf | |
dc.identifier.lattes | 1435227462467700 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-7053-795X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99826 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Rebello, Luiz Francisco 1924- | pt |
dc.subject | Teatro portugues | pt |
dc.subject | Dramaturgia | pt |
dc.subject | Portuguese drama | en |
dc.subject | Dramaturgy | en |
dc.title | Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 1435227462467700 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-7053-795X | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Estudos Literários - FCLAR | pt |
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