Publicação:
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945

dc.contributor.advisorJunqueira, Renata Soares [UNESP]
dc.contributor.authorTscherne, Milca da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:22Z
dc.date.available2014-06-11T19:30:22Z
dc.date.issued2006-03-31
dc.description.abstractEsta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro...pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent140 f.
dc.identifier.aleph000463708
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.citationTSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006.
dc.identifier.filetscherne_ms_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes1435227462467700
dc.identifier.orcid0000-0002-7053-795X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99826
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectRebello, Luiz Francisco 1924-pt
dc.subjectTeatro portuguespt
dc.subjectDramaturgiapt
dc.subjectPortuguese dramaen
dc.subjectDramaturgyen
dc.titleLuiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1435227462467700
unesp.advisor.orcid0000-0002-7053-795X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tscherne_ms_me_arafcl.pdf
Tamanho:
949.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format