Logotipo do repositório
 

Publicação:
A dialética do conhecimento científico, a prática e a experimentação: uma análise do ideário de licenciandos e sua relação com a epistemologia da ciência moderna

dc.contributor.advisorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.advisorCarneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
dc.contributor.authorSuart Júnior, José Bento [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.description.abstractOs tópicos em Mecânica Quântica, ou Física/Química moderna apresentam complexa estrutura conceitual e filosófica. Há que se coordenar imagens contraditórias alpem de se admitir um caráter não determinístico, uma natureza enérgica descontínuo, elementos de probablidade além de postulados. O cenário educacional dos documentos oficiais tais tópicos reflete uma dicotonomia encontrada nas epistemologias das ciências Física e Química. Um olhar sobre a história do Método Científico ainda coloca a Mecânica Quântica como o cerne do fim de uma tradição determinista e o início do que Bachelard denominará de Novo Espírito Científico. Tal Espírito admite pressupostos metafisicos que são encontrados também nos trabalhos de Werner Heinsenberg. O presente trabalho busca então os elementos deste Novo Espírito entre outros elementos da epistemologia de Gaston Bechelard no ideário de licenciados de Física e Química. Como apoio para tal busca torna-se a fenomenologia como metodologia de análise de dados. Esta busca se dá num contexto especialmente construído para tal no que se denomina atividade pedagógica do não. O presente trabalho constata que tais categorias encontram-se no discurso de licenciandos, todavia, a dialética admitida por Bachelard não é encontrada. Frente a problemas epistêmicos, verifica-se ainda a contradição filosófica, em que a ontologia ora é admitida, ora negada, ocorrendo o mesmo com a epistemologia. O ideário ainda admite múltiplas concepções para um mesmo conceito e obstáculos epistemológicos, assim como conta uma matemática intrincada dentro do processo científico defendido por Bachelard, o que se verifica é uma matemática instrumental fazendo parte de um ferramental que se constitui assim a Mecânica Quânticapt
dc.description.abstractQuantum Mechanics topics, or Modern Physics / Chemistry topics presents complex philosophical and conceptual framework. It is necessary to coordinate conflictiong images in addition to admiting a non-deterministic character, a discontinuous energetic nature, elements of probability besides postulates. The educational setting of these official documents reflects an epistemological dechotomy that was found in the physics and chemistry sciences. A view of the history of Scientific Method still puts Quantun Mechanics as main reason of the deterministic tradition ending and as the same time the beginning of what is named bu Bachelard as New Scientific Spirit. This Spirit admits methaphysical assumptions that are also found in Werner Heisenberg's work looks for elements of quoted New Spirit among other elements of Gaston Bacherlard's epistemology concerning the ideals of non-graduated Physics and Chemistry students. As support for this research, phenomenology was taken as methodology of data analysis. This research happens into a context particularly made for what is called pedagogical activity of denial. This current work shows that the referred categories always make part of non-graduated students discourse, and the dialectic admitted by Bachelard doesn't. In front of epistemic issues, there is a philosophical contradiction, where the ontology is admitted and also danied, what exactly happens to epistemology. The mindset still accepts multiple conceptions for the same idea and epistemological obstacles, such as an intricate mathematics in the scientific process supported by Bachelard. As result it is possible to find out an instrumental math making part of tools of what Quantun mechanics is constituteden
dc.format.extent131 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000631759
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationSUART JÚNIOR, José Bento. A dialética do conhecimento científico, a prática e a experimentação: uma análise do ideário de licenciandos e sua relação com a epistemologia da ciência moderna. 2010. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filesuartjunior_jb_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes9115573749966110
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90990
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHeinsenberg, Werner, 1901-1976pt
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt
dc.subjectMecânica quânticapt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectCiencia - Metodologiapt
dc.subjectQuantun mechanicsen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectScientific methoden
dc.titleA dialética do conhecimento científico, a prática e a experimentação: uma análise do ideário de licenciandos e sua relação com a epistemologia da ciência modernapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9115573749966110
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
suartjunior_jb_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format