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Publicação:
Implicações do bullying no contexto escolar: percepção dos professores e a qualidade de vida dos adolescentes

dc.contributor.advisorGarbin, Cléa Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Adriana Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:12:31Z
dc.date.available2016-06-07T17:12:31Z
dc.date.issued2015-12-08
dc.description.abstractThe most serious cases of bullying begin with teasing and name-calling. Sometimes these aggressions are free and seemingly innocent and often routine among students who, for the most part, do not identify as harmful to relationships, let alone as a source of situations of violence. This study aimed to verify the occurrence of bullying and the correlation with quality of life among adolescents elementary school II as well as the perception of teachers regarding this topic. The study followed the prevailing ethical dictates. It is cross-sectional, observational, descriptive and analytical study. They were visited all institutions of elementary school (n = 22) of a medium-sized municipality of São Paulo, Brazil, and invited all students and teachers, whose developments were divided into two chapters. The first chapter verified the occurrence of bullying through Victimization Scale and Aggression Peer (EVAP), the quality of life of the student, through the WHOQOL-Bref. In the second chapter was with teachers to verify the perception and attitude of teachers with questionnaire prepared by the authors. Qualitative data were analyzed using content analysis proposed by Bardin and quantitative through statistical tests to study the correlation between the variables, using the SPSS Statistics 20 software. Of the total of 382 students, 62% are girls; 46.3% reported that they had never practiced; 3.7% said they always committed bullying; 25.4% reported that sometimes caused colleagues; 21.2% claimed to be victims of intimidation of colleagues; 11.3% said they have a quality of life that is neither bad nor good; 2.4% that your life does not make any sense. According to the correlation tests between EVAP X WHOQOL-Bref. there was a significant correlation at the intersection of the domains direct aggression and relational aggression with...en
dc.description.abstractAs situações mais graves de bullying começam com provocações e xingamentos. Por vezes, essas agressões são gratuitas, aparentemente inocentes e costumam ser rotineiras entre os alunos que, na maioria das vezes, não as identificam como danosas aos relacionamentos, muito menos como geradoras de situações de violência. O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência e a correlação do bullying com a qualidade vida entre adolescentes do ensino fundamental II, bem como a percepção dos professores em relação a este tema. A pesquisa seguiu os ditames éticos vigentes. Trata-se de estudo transversal, observacional, descritivo e analítico. Foram visitadas todas as instituições de ensino fundamental (n=22) de um município de médio porte do interior de São Paulo, Brasil, e convidados todos os alunos e professores, cujos desdobramentos foram divididos em dois capítulos. O primeiro capítulo verificou-se a ocorrência de bullying, através da Escala de Vitimização e Agressão entre Pares (EVAP), e a qualidade vida do aluno, por meio do WHOQOL-Bref. No segundo capítulo verificou-se a percepção e a atitude dos professores, por meio do questionário elaborado pelos autores. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e os quantitativos por meio dos testes estatísticos para estudar a correlação entre as variáveis, pelo programa SPSS Statistics 20. Num total de 382 alunos, 62% são meninas; 46,3% relataram que nunca havia praticado bullying; 3,7% afirmaram que sempre cometiam bullying; 25,4% relataram que às vezes provocavam os colegas; 21,2% alegaram serem vítimas das intimidações dos colegas; 11,3% disseram possuir uma qualidade de vida que não é nem ruim...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent56 f : il. + 1 CD-ROM
dc.identifier.aleph000864618
dc.identifier.capes33004021074P1
dc.identifier.citationCOSTA, Adriana Alves. Implicações do bullying no contexto escolar: percepção dos professores e a qualidade de vida dos adolescentes. 2015. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/13-05-2016/000864618.pdf
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139421
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectAssédiopt
dc.subjectComportamento do adolescentept
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.subjectAdolescent behaviorpt
dc.titleImplicações do bullying no contexto escolar: percepção dos professores e a qualidade de vida dos adolescentespt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.advisor.lattes4419158525709686
unesp.advisor.orcid0000-0001-5069-8812
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.graduateProgramOdontologia Preventiva e Social - FOApt
unesp.knowledgeAreaOdontologia Preventiva e Socialpt

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