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O potencial dos objetos lúdicos como recursos pedagógicos inclusivos: intencionalidade e aprendizagem por meio do brincar

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Data

Orientador

Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Apresentamos a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Docência para a Educação Básica, UNESP – Faculdade de Ciências de Bauru relativa ao potencial dos objetos lúdicos como recursos inclusivos, quais são os impactos dos objetos lúdicos no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de estudantes com TEA em práticas pedagógicas inclusivas?" De tal questionamento decorre o objetivo de investigar o uso de objetos lúdicos como recursos pedagógicos inclusivos no contexto educacional de um estudante com transtornos do neurodesenvolvimento, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo foi desenvolvido com base nas perspectivas psicológicas e pedagógicas, abordando as contribuições da Educação Inclusiva e o uso de objetos lúdicos como recursos para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento global desse estudante. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, descritiva e quantitativa, estruturada em cinco capítulos. A revisão bibliográfica abrangeu os principais conceitos relacionados à Educação Inclusiva, TEA e o uso de objetos lúdicos, fundamentando a análise teórica nos capítulos iniciais do relatório. Os procedimentos metodológicos incluíram a aplicação de uma intervenção pedagógica com o uso de objetos lúdicos, participaram da pesquisa um grupo de educadores que aplicaram práticas pedagógicas inclusivas utilizando objetos lúdicos em um estudante com transtornos do neurodesenvolvimento de uma instituição de ensino regular. Tais intervenções foram acompanhadas por instrumentos de observações, entrevistas e questionários. Seis instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: 1) Ages and Stages Questionnaires –ASQ-3 (Squires et al., 2009); 2) Developmental Coordination Disorder Questionnaire - (Prado et al., 2009).; 3) Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ (Fleitlich e cols., 2000); 4) Relatório de Evolução Individual -REI (Seduc, 2023),; 5 Classificação dos Objetos Lúdicos -C.O.L (Kobayashi, 2019) e 6) Currículo Paulista (São Paulo, 2019). A análise dos resultados foi organizada em categorias que evidenciaram as contribuições dos objetos lúdicos no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais do estudante, assim como a construção de um ambiente inclusivo e acessível para todos.

Resumo (inglês)

We present the research developed in the Graduate Program in Teaching for Basic Education at UNESP – Bauru School of Sciences regarding the potential of play objects as inclusive resources. The research aims to explore the impact of play objects on the cognitive, social, and emotional development of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in inclusive pedagogical practices. From this question arises the goal of investigating the use of play objects as inclusive pedagogical resources in the educational context of a student with neurodevelopmental disorders, focusing on Autism Spectrum Disorder (ASD). The study was developed based on psychological and pedagogical perspectives, addressing the contributions of Inclusive Education and the use of play objects as resources to promote meaningful learning and the overall development of this student. The research adopted a qualitative, descriptive, and quantitative approach, structured in five chapters. The literature review covered the main concepts related to Inclusive Education, ASD, and the use of play objects, grounding the theoretical analysis in the initial chapters of the report. The methodological procedures included the implementation of a pedagogical intervention using play objects. A group of educators participated in the research, applying inclusive pedagogical practices using play objects with a student who has neurodevelopmental disorders at a regular educational institution. These interventions were monitored through observation instruments, interviews, and questionnaires. Six instruments were used for data collection: 1) Ages and Stages Questionnaires – ASQ-3 (Squires et al., 2009); 2) Developmental Coordination Disorder Questionnaire - (Prado et al., 2009); 3) Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ (Fleitlich e cols., 2000); 4) Individual Progress Report - REI (Seduc, 2023); 5) Classification of Play Objects - C.O.L (Kobayashi, 2019); and 6) Paulista Curriculum (São Paulo, 2019). The analysis of the results was organized into categories that highlighted the contributions of play objects to the development of the student's cognitive, social, and emotional skills, as well as the creation of an inclusive and accessible environment for all.

Descrição

Palavras-chave

Objetos lúdicos, Práticas pedagógicas inclusivas, Desenvolvimento e aprendizagem, Ensino fundamental, Playful objects, Inclusive pedagogical practices, Development and learning, Elementary school

Idioma

Português

Citação

NOGUEIRA, Roberta Alves. O potencial dos objetos lúdicos como recursos pedagógicos inclusivos: intencionalidade e aprendizagem por meio do brincar. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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