Dialogismo, violência e sátira na Trilogia Infernal, de Micheliny Verunschk
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Santini, Juliana 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho possui como principal objeto a Trilogia Infernal (2016-2018), da autora pernambucana Micheliny Verunschk, a qual é constituída pelos romances Aqui, no coração do inferno (2016); O peso do coração de um homem (2017) e O amor, esse obstáculo (2018). O objetivo central desta dissertação é analisar o conjunto da trilogia a partir da perspectiva do dialogismo discutido por Mikhail Bakhtin (2002), de modo a observar a maneira como a narrativa operacionaliza a incorporação de diferentes discursos na estrutura textual. Já o segundo objetivo busca confirmar se a violência presente na trilogia pode ser caracterizada pelo conceito de violência estrutural, criado pelo sociólogo norueguês Johan Galtung (1969), em seu “Triângulo da violência”, visto como Verunschk enfatiza frequentemente, em suas entrevistas de lançamento, representar, em uma perspectiva que articula passado e presente, as “violências fundantes” do Brasil. Os recursos da sátira e da ironia, junto com anacronismos de eventos históricos e paralelismos com mitos e contos clássicos, são alguns dos elementos que foram mobilizados nesta dissertação com a principal finalidade de investigar a maneira como a violência contra a mulher é representada, tanto na Trilogia quanto nas outras obras em prosa da autora, de maneira cíclica e dialógica, com suas personagens Teresa, Iñe-e, Laura e Celeste, abordando o tema do feminicídio sob diversas perspectivas e diferentes pilares da sociedade.
Resumo (inglês)
This dissertation focuses primarily on the Trilogia Infernal (2016-2018) by Pernambucan author Micheliny Verunschk, which consists of the novels Aqui, no coração do Inferno (2016); O peso do coração de um homem (2017), and O Amor, esse obstáculo (2018). The central objective of this dissertation is to analyze the trilogy from the perspective of dialogism discussed by Mikhail Bakhtin (2002), in order to observe how the narrative operationalizes the incorporation of different discourses into the textual structure. The second objective seeks to confirm whether the violence present in the trilogy can be characterized by the concept of structural violence, created by Norwegian sociologist Johan Galtung (1969) in his "Triangle of Violence." Verunschk frequently emphasizes in her book launch interviews that she represents, from a perspective that articulates past and present, the "founding violence" of Brazil. The resources of satire and irony, along with anachronisms of historical events and parallels with myths and classic tales, are some of the elements mobilized in this dissertation. The main purpose is to investigate how violence against women is represented, both in the Trilogy and in the author's other prose works, in a cyclical and dialogic manner, with her characters Teresa, Iñe-e, Laura, and Celeste, addressing the theme of femicide from different perspectives and different pillars of society. Keywords: Dialogism; Infernal Trilogy; contemporary Brazilian narrative; literature and the Military Dictatorship; Micheliny Verunschk.
Descrição
Palavras-chave
Dialogismo, Trilogia infernal, Narrativa brasileira contemporânea, Literatura e Ditadura Militar, Micheliny Verunschk, Dialogism, Contemporary Brazilian narrative, Literature and Military Dictatorship
Idioma
Português
Citação
PIMENTA, Paulo Henrique. Dialogismo, violência e sátira na Trilogia Infernal, de Micheliny Verunschk. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.