Logotipo do repositório
 

Publicação:
Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1

dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.authorFaria, Robson Guimarães de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-09-21T12:30:08Z
dc.date.available2023-09-21T12:30:08Z
dc.date.issued2023-06-30
dc.description.abstractEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo geral foi analisar como os livros didáticos, em sua versão do professor (PNLD 2017/21), adotados pela cidade de Presidente Prudente – SP, no ano de 2020, orientam a leitura e a utilização do texto teatral em sala de aula. Para esse fim, subdividimos maneiras de buscar respostas para nossas indagações e traçamos objetivos mais específicos: a) demonstrar como o gênero dramático está inserido na proposta do currículo escolar; b) apresentar a importância do texto gênero dramático nas práticas escolares; e por fim, c) averiguar se as marcações do texto de teatro dentro do livro didático estão de acordo com o gênero. Como metodologia de pesquisa, optamos pela vertente bibliográfica analítica: documental, com a análise dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico; bibliográfica, pois abordamos como instrumento de pesquisa os livros didáticos do professor; e analítica, pois o estudo foi feito considerando as propostas de leitura no manual didático referentes ao gênero teatro. Para embasar a pesquisa, selecionamos autores tanto das áreas de conhecimento em linguística (Bakhtin, 1992), em formação de leitores (Coelho, 1999), em arte educação (Barbosa, 1998) e teatro (Pavis, 2008). Os resultados mostram um currículo que agrega o gênero dramático com leituras de textos teatrais em sala de aula sem o aprofundamento com relação às especificidades da obra teatral. Por fim, ressaltamos a importância da capacidade de transformação da arte junto às práticas pedagógicas com o teatro que, com o envolvimento docente, pode auxiliar no desenvolvimento pedagógico.pt
dc.description.abstractThis research is linked to the line of research “Training processes, teaching and learning” of the Graduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Presidente Prudente campus. The general objective was to analyze how the textbooks, teacher version (PNLD 2017/21), adopted by the city of Presidente Prudente in the year 2020, guided the reading and development of activities related to the theatrical text. How are the texts in the textbooks and the suggested activities? To this end, we subdivided ways to seek answers to our questions and outlined very specific objectives: a) to demonstrate that the dramatic genre is inserted in the proposal of the school curriculum; b) present the importance of the dramatic genre text in school practices; and finally, c) verify if the theater text markings inside the textbook are in accordance with the genre. As a research methodology, we opted for analytical bibliographical, documental with the analysis of the documents that guide the pedagogical work, bibliographical because we approach the teacher's textbooks as a research instrument, and analytical, since the analysis was carried out considering the activities proposed in the didactic manual pertaining to the theater genre. To base the research we selected authors both from the areas of knowledge in linguistics (Bakhtin, 1992), in reader formation (Coelho, 1999), in art education (Barbosa, 1998) and theater (Pavis, 2008). The results show a curriculum that combines the dramatic genre with readings of theatrical texts in the classroom without deepening in relation to the genre - theatrical work. Finally, we emphasize the importance of art's ability to transform together with pedagogical practices with theater, which with teacher involvement can help in pedagogical development, as well as help in the development of orality, performance, speech, interpretation, and understanding. of the textual structure.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250753
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectLivro didáticopt
dc.subjectGênero dramáticopt
dc.subjectTeatropt
dc.subjectReadingen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectDramatic genreen
dc.subjectTheateren
dc.titleTexto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1pt
dc.title.alternativeTheater text: the dramatic genre in the fundamental education textbook 1en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaLiteratura e vida socialpt
unesp.researchAreaLinha de pesquisa 2: Processos formativos, ensino e aprendizagem.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
faria_rg_me_prud.pdf
Tamanho:
4.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: