A iniciação esportiva em um clube brasileiro: um diagnóstico da prática pedagógica a partir das experiências acumuladas de seus agentes pedagógicos
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Data
Autores
Orientador
Venditti Júnior, Rubens 

Coorientador
Pós-graduação
Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Introdução: O processo de Iniciação Esportiva orientado, organizado, sistematizado e avaliado é primordial para o desenvolvimento humano dos jovens praticantes. Objetivo: analisar o processo de iniciação esportiva do Centro de Aprendizado Desportivo-Esporte Clube Pinheiros-SP a partir da experiência acumulada dos agentes pedagógicos. Caracterização da pesquisa: O programa Centro de Aprendizado Desportivo-Esporte Clube Pinheiros-SP promove uma Iniciação Esportiva baseada na diversificação de movimentos. Esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos de um estudo de caso intrínseco. Materiais e Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as duas gestoras e nove treinadores do programa (identificar as concepções dos entrevistados), pesquisa documental (analisar as diretrizes do programa) e observação não participante com elaboração de um diário de campo. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise temática (Braun; Clarke, 2006) e quatro temas a serem investigados dentro do programa CAD: 1) Princípios – 2) Estratégia – 3) Avaliação e 4) Desafios (Palheta, 2019). Resultados: o estudo identificou quatro princípios norteadores do programa: 1) Desenvolvimento Integral e Multilateral; 2) Formação para a Vida; 3) Educação pelo Esporte; 4) Respeito ao Tempo da Criança. As estratégias dos treinadores e gestores envolvem: 1) Estrutura Progressiva e Planejada; 2) Uso do Lúdico; 3) Enfoque em Valores; 4) Engajamento Familiar; 5) Adaptação e Inclusão; 6) Criatividade e Integração de Modalidades. A avaliação é contínua e semestral, com foco em aspectos motores, cognitivos e comportamentais. Os principais desafios enfrentados pelo programa são: 1) Limitações de espaço; 2) Falta de valorização pela diretoria; 3) Dificuldades administrativas; 4) Engajamento das famílias. Conclusão: A análise evidenciou que os saberes construídos na prática, aliados à reflexão crítica, sustentam uma proposta formativa que valoriza a criança como sujeito ativo do processo, articulando diferentes dimensões do desenvolvimento infantil e conciliando as demandas institucionais com as especificidades do contexto esportivo. Esperamos com essa pesquisa, ampliar a compreensão sobre as possibilidades de uma formação esportiva integral no contexto dos clubes socioesportivos e reafirmar a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam o esporte como direito, expressão cultural e dimensão essencial do desenvolvimento humano.
Resumo (inglês)
Introduction: A guided, organized, systematized, and evaluated Sports Initiation process is essential for the human development of young participants. Objective: To analyze the sports initiation process of the Sports Learning Center (Centro de Aprendizado Desportivo – CAD) at Esporte Clube Pinheiros-SP, based on the accumulated experience of its pedagogical staff. Research Characterization: The CAD program promotes sports initiation grounded in the diversification of movements. This is a descriptive research study, with a qualitative approach and the procedures of an intrinsic case study. Materials and Methods: Semi-structured interviews were conducted with two program managers and nine coaches (to identify their conceptions), along with document analysis (to examine program guidelines) and non-participant observation with the development of a field diary. Data were treated using thematic analysis (Braun & Clarke, 2006), exploring four key themes within the CAD program: (1) Principles, (2) Strategies, (3) Evaluation, and (4) Challenges (Palheta, 2019). Results: The study identified four guiding principles of the program: (1) Integral and Multilateral Development; (2) Life Skills Education; (3) Education through Sport; (4) Respect for the Child’s Time. Coaches’ and managers’ strategies include: (1) Progressive and Planned Structure; (2) Use of Playfulness; (3) Focus on Values; (4) Family Engagement; (5) Adaptation and Inclusion; (6) Creativity and Integration of Modalities. The evaluation is continuous and conducted semiannually, focusing on motor, cognitive, and behavioral aspects. The main challenges faced by the program are: (1) Limited space; (2) Lack of recognition by the board; (3) Administrative difficulties; (4) Family engagement. Conclusion: The analysis showed that practical knowledge, when combined with critical reflection, supports an educational proposal that values the child as an active subject in the process. It articulates different dimensions of child development while balancing institutional demands with the specificities of the sports context. This research aims to broaden understanding of the possibilities for comprehensive sports development in socio-sports club settings and to reaffirm the need for pedagogical practices that recognize sport as a right, a form of cultural expression, and an essential dimension of human development.
Descrição
Palavras-chave
Educação física, Esportes para crianças, Clubes esportivos, Desenvolvimento humano, Desenvolvimento multilateral, Physical education, Sports for children, Sports clubs, Human development, Multilateral development
Idioma
Português