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Publicação:
Análise da educação básica e da educação física escolar do período de 1964 até os dias atuais: uma revisão bibliográfica

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Orientador

Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

No presente trabalho, partindo de premissas que circundam a temática da educação, buscou-se promover, por meio de uma revisão bibliográfica, uma breve discussão sobre os caminhos percorridos pela gestão da educação básica brasileira, sem propriamente esgotar a questão, mas tentando alçar uma contribuição entorno do tema que se mostrasse relevante. Assim, guiado metodologicamente por um movimento de reinterpretação da história, para compreender os efeitos da mesma história, tentou-se construir, através de um levantamento bibliográfico, uma revisão “narrativa” que, em primeiro momento, apresentasse uma breve linha do tempo que contextualizasse alguns dos fatos marcantes da formação do sistema educacional e que, em segundo momento, elencasse dentro da pesquisa as características consideradas principais do referente período a qual se propõe o trabalho, ou seja, analisar os marcos históricos de 1964-1985 e de 1985 até hoje; tentando, por comparação, elucidar as gestões educacionais dos governos militares com as dos governos civis, e levando a debate quais foram os seus distanciamentos e as suas aproximações e como ambas impactaram na educação física escolar. Com isso concluiu-se, a partir da literatura, que ambas as gestões apresentam características de continuidade nos seguintes aspectos: ambas buscaram massificar o acesso à educação básica, porém sem atingir a qualidade; ambas entendem que a educação básica deve ser voltada para atender as necessidades do mercado de trabalho; ambas entendem que se deve financiar bolsas de estudo em instituições privadas; porém as gestões se diferenciam na maior alocação de recursos por parte dos governos civis, a maior liberdade para se discutir os rumos pedagógicos da educação e a resolução da evasão escolar. No caso da educação física no distanciamento da pedagogia tradicional e da lógica esportivista, no abandono de práticas de movimentos repetitivos e técnicos para um universo de práticas mais diversas e mais lúdicas.

Resumo (inglês)

In the present work, based on assumptions surrounding the theme of education, an attempt was made to promote, through a bibliographic review, a brief discussion about the paths followed by the management of Brazilian basic education, without exactly exhausting the issue, but trying to raise a contribution around the topic that was relevant. Thus, methodologically guided by a history reinterpretation movement, in order to understand the effects of the same history, an attempt was made to build, through a bibliographical survey, a “narrative” review that, at first, presented a brief timeline that contextualized some of the outstanding facts of the formation of the educational system and that, secondly, list within the research the characteristics considered main of the referring period which the work proposes, that is, to analyze the historical landmarks of 1964-1985 and from 1985 until today ; trying, by comparison, to elucidate the educational managements of the military governments with those of the civil governments, and leading to the debate what were their distances and their similarities and how both impacted on school physical education. With this, it was concluded, based on the literature, that both administrations present characteristics of continuity in the following aspects: both sought to increase access to basic education, but without achieving quality; both understand that basic education should be aimed at meeting the needs of the labor market; both understand that scholarships should be financed at private institutions; however, the administrations differ in the greater allocation of resources by civil governments, the greater freedom to discuss the pedagogical directions of education and the resolution of school dropouts. In the case of physical education, distancing from traditional pedagogy and the logic of sports, abandoning repetitive and technical movement practices for a universe of more diverse and more playful practices.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Brasil, Políticas públicas, Educação Física, Educação básica, Education, Brazil, Public policy, Physical education, Basic education

Idioma

Português

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