Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora

dc.contributor.authorAugusto, Thaís Gimenez Da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Ivan Amorosino Do
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:28:45Z
dc.date.available2021-07-14T10:28:45Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis work is based on empirical research data and aims at analyzing the effectiveness of an innovative approach applied during the training of multipurpose teachers who teach sciences in primary schools. The researched teachers were studying Pedagogy at Unicamp due to an agreement among the university and city halls belonging to the metropolitan area of Campinas. The declared practices and ideas carried out by 13 teachers who teach sciences were researched. Previous data and information given during and at the end of the course through questionnaires, essays, observations and interviews was used. Although the majority of teachers seemed to have understood the key ideas of the course and promoted changes in their classes, it was concluded that the lack of previous knowledge, concerning specific science content, and the small number of hours available for teaching were the main factors which make it impossible for a wider apprehension of some ideas highlighted in the course to be present.en
dc.description.abstractPesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.pt
dc.description.affiliationUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnespUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
dc.format.extent493-509
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020014
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320150020014
dc.identifier.fileS1516-73132015000200014.pdf
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132015000200014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211730
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectTeachers trainingen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectSéries iniciaispt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.titleA formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadorapt
dc.title.alternativeTraining teachers to teach sciences in elementary school: an analysis concerning the effectiveness of an innovative approachen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132015000200014.pdf
Tamanho:
272.81 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format