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Publicação:
As ciências da natureza e a educação ambiental no ensino fundamental: análise do material de apoio "Currículo em ação"

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Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Ciências Biológicas

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As discussões sobre meio ambiente e práticas sustentáveis se tornaram comuns na sociedade atualmente, mas sem muito aprofundamento sobre o real significado e necessidade da existência de Educação Ambiental (EA) em nosso dia a dia, para que nos tornemos pessoas conscientes e críticas sobre o assunto. É necessário que a EA esteja efetivamente inserida na educação básica para que tal aprofundamento de conhecimentos seja possível. Dito isso, o presente trabalho busca investigar as atividades e situações de aprendizagem sobre EA que estão inseridas em ciências da natureza, na rede pública de ensino, especificamente nos anos finais do ensino fundamental, através da observação do material pedagógico de apoio “Currículo em Ação”, que é utilizado nas escolas públicas de todo o estado de São Paulo. A investigação se deu por revisão bibliográfica sobre o assunto e análise de conteúdo do material didático, evidenciando como a EA é inserida nas propostas curriculares e seu lugar na educação básica, para que assim fosse possível uma discussão cuidadosa do material pedagógico. Como resultados, pode-se observar que há muita presença da temática ambiental no material, sendo quase sempre apresentada por meio de atividades investigativas e exploratórias, muitas vezes sugerindo uma socialização dos conhecimentos com a comunidade escolar e/ou local, bem como ficou claro que a interdisciplinaridade que é requerida para a prática de educação ambiental, conforme documentos que a norteiam no Brasil, não aparece citada ou sugerida em nenhum momento durante as atividades.

Resumo (inglês)

Discussions about the environment and sustainable practices have become common in society, but without much depth regarding the real meaning and necessity of Environmental Education in our daily lives, for us to become conscious and critical individuals on the subject. It is essential for Environmental Education to be effectively integrated into basic education so that such a deepening of knowledge becomes possible. With that said, the present study aims to investigate the activities and learning situations related to Environmental Education that are incorporated into natural sciences within the public education system, specifically in the later years of elementary education, through the examination of the supportive educational material "Currículo em Ação," which is used in public schools throughout the state of São Paulo. The investigation was conducted through a literature review on the subject and a content analysis of the educational material, highlighting how Environmental Education is incorporated into the curricular proposals and its place in basic education, enabling a thoughtful discussion of the pedagogical material. As a result, it can be observed that there is a strong presence of environmental themes in the material, often presented through investigative and exploratory activities, frequently suggesting the sharing of knowledge with the school community and/or the local community. It also became clear that the interdisciplinary approach required for the practice of environmental education, as outlined in documents guiding it in Brazil, is neither mentioned nor suggested at any point during the activities.

Descrição

Palavras-chave

Ciências da natureza, Educação ambiental, Ensino fundamental, Currículo em ação, Environmental education, Natural sciences, Elementary school

Idioma

Português

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