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Publicação:
Projeto experimental (produto) cartilha de boas práticas em comunicação pública: comunicando o legítimo interesse público de maneira não violenta

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Orientador

Cabral, Raquel

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Relações Públicas - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um guia prático de comunicação pública que possa orientar sobre técnicas de redação pautadas por uma comunicação não-violenta, bem como da polidez linguística a fim de legitimar e mediar o relacionamento entre poder público e cidadania. A partir da experiência da autora no trabalho de assessoria de comunicação em uma prefeitura no interior de São Paulo, identificou-se a necessidade de orientar a comunicação dos servidores públicos para com a comunidade de modo a oferecer uma ferramenta de trabalho que pudesse auxiliá-los no uso de uma linguagem com polidez.Especificamente, a cartilha almeja diminuir os ruídos comunicacionais; estreitar o relacionamento entre governo e população por meio de uma comunicação mais harmoniosa; reduzir os transtornos causados por uma comunicação oficial padrão que comumente não se atenta à prática da não-violência, além de divulgar um material de referência comunicacional para todos os órgãos do setor público que se interessem pelo tema.Tendo como base a revisão teórica de autores renomados nas áreas de Comunicação Não- Violenta, Comunicação Para a Paz e Polidez Linguística, o material também conta com uma entrevista de um comunicador com experiência no setor público. Considerando que este é um produto destinado ao uso laborativo de servidores públicos, com os mais diferentes níveis de instrução acadêmica, a estruturação da cartilha foi pensada de forma a despertar a curiosidade e interesse do leitor, por isso contém ilustrações e uma linguagem simples e acessível. Espera-se que, por fim, a cartilha seja de fato de utilidade pública e coopere para o engajamento da cidadania.

Resumo (inglês)

This paper aims to develop a practical guide for public communication that can guide writing techniques based on non-violent communication, as well as linguistic politeness to legitimize and mediate the relationship between public power and citizenship. It is from the author's experience in communication advisory work in a city hall in the interior of São Paulo; we identified the need to guide the communication of public servants with the community to offer a work tool that could help them in their use of polite language. Specifically, the primer aims to reduce communicative noises; strengthen the relationship between government and the population through more harmonious communication; reduce the disruption caused by standard official communication that is often overlooked through nonviolence, and disseminate communication reference material to all public sector bodies interested in the topic. Based on the theoretical review by renowned authors in the areas of nonviolent communication, peace communication, and linguistic politeness, the material also features an interview from a communicator with experience in the public sector. Considering that, this is a product intended for the labor use of public servants, with the most different levels of academic instruction, the structure of the booklet it is designed to arouse the curiosity and interest of the reader, so it contains illustrations and a simple and accessible language. Finally, the booklet expects to be in fact of public utility and to cooperate for the empowerment of the civil servant and engagement of citizenship.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação pública, Comunicação não-violenta, Polidez linguística, Cartilha, Relações Públicas, Public communication, Nonviolent communication, Linguistic politeness, Spelling book, Public Relations

Idioma

Português

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