Publicação: Saúde da criança: integrando o ensino de graduação médica com a assistência à criança na comunidade
dc.contributor.author | Trezza, Ercilia M. Carone [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T15:22:13Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T15:22:13Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | No sentido de cumprir as propostas de mudança curricular da Faculdade de Medicina em 1993 o Departamento de Pediatria aprovou a participação de estudantes de medicina em atividade extra-muros. O Projeto UNI transformado em Fundação UNI em 22/11/97 (Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde: parceria com a Comunidade ) da Fundação Kellogg facilitou essas atividades equipando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Municipais e promovendo contatos e discussão com profissionais de saúde das mesmas e com a comunidade da área de abrangência das UBS. Em junho de 1994 iniciou-se o Curso de Pediatria na Comunidade para os alunos do 4º ano do Curso de Graduação médica. Este curso, ainda em franca atividade, propõe-se a: - Despertar a atenção do aluno para a importância de uma formação que relacione criticamente, os conhecimentos teóricos, às condições concretas em que deve ocorrer a promoção da saúde da criança. - Sensibilizar o aluno para condutas éticas na medicina (responsabilidade, bom relacionamento pessoal e profissional, dedicação e respeito ao paciente)independentemente do contexto de sua atuação. - Estimular o estudante a refletir sobre a influência dos fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e ecológicos na manutenção da saúde e no desenvolvimento da doença. - As atividades, essencialmente práticas, desenvolvem-se em 4 semanas do curso e incluem: - Atendimento pediátrico à crianças matriculadas nas UBS sob a supervisão do Pediatra da rede de saúde municipal. - Visitas a creches (CCI) com avaliação do desenvolvimento neuro-psico-motor das crianças. - Participação no Programa de Abordagem Multiprofissional (pediatra, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social) da criança em idade escolar. As avaliações realizadas ao final do estágio e anualmente, indicam que há uma contribuição do curso para a formação de médicos mais conscientes e perceptivos à influência de fatores sociais na saúde da criança. As comunidades das várias UBS envolvidas no curso têm aprovado a presença de estudantes de medicina nas atividades dos centros de saúde porque reconhecem que é uma forma dos futuros médicos aprenderem sobre as condições de saúde da população da região e sobre as doenças mais freqüentes de que a mesma padece. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina (FMB), Departamento de Pediatria, Botucatu, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina (FMB), Departamento de Pediatria, Botucatu, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Sa_de_e_Qualidade_de_Vida/Trabalho12.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148052 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Saúde da criança: integrando o ensino de graduação médica com a assistência à criança na comunidade | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu | pt |
unesp.department | Pediatria - FMB | pt |