Logotipo do repositório
 

Publicação:
Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Vitória Silvino da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-28T12:53:08Z
dc.date.available2022-03-28T12:53:08Z
dc.date.issued2022-02-01
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade.pt
dc.description.abstractThe objective of the research was to investigate the exercise of graphics among adolescents aged between 12 and 13 years in the practice of their language. Based on the work of Rosa Iavelberg in “The Cultivated Drawing of Children: practice and training of educators” it sought to identify, through classes fieldwork in a School Unit located in the South Zone of São Paulo, problems in the art that lead to the abandonment of drawing prac tice. In this way, through continuous practice, I sought to find ways to subvert them, so that the practice of drawing in the art class could represent a fertile ground for communication in the collective construction of knowledge. From the analysis of the material produced during the research, it is noticeable that the daily practice of drawing offers the teenager protagonism and freedom to communicate. Through the language of drawing, it is possible to compose different constructive aspects of identity and reality.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217422
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectIdentidade racialpt
dc.subjectClasses sociaispt
dc.titleExperiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulopt
dc.title.alternativeDrawing experiences among adolescents in a state public school in the south of São Pauloen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArtes Visuais - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_vs_tcc_ia.pdf
Tamanho:
3.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_vs_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
233.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: