Logo do repositório
 

A (re)construção de conceitos biológicos na formação inicial de professores e proposição de um modelo explicativo para a relação genótipo e fenótipo

dc.contributor.authorJustina, Lourdes Aparecida Della
dc.contributor.authorMeglhioratti, Fernanda Aparecida
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:54Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:54Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the conceptions about the relation between genotype and phenotype of Biological Sciences Degree students who take part in a research group in Epistemology of Biology. In an initial data collection, the presence of ideas based on a restricted to genes and environment relation - without considering the organism and its life history - became evident . However, during the group discussions on the topic there were other statements involving other concepts, such as: molecular interactions, chance, organism and Developmental Biology. The analysis of conceptual (re)constructions that emerged in the group allowed the proposition and the development of an explanatory model for the relation between genotype and phenotype.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar as concepções acerca da relação entre genótipo e fenótipo de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas que integram um grupo de pesquisadores em epistemologia da Biologia. Em uma coleta inicial de dados, ficou evidente a presença de ideias pautadas na relação restrita ao gene e ambiente, sem considerar o organismo e sua história de vida. Entretanto, durante as discussões coletivas acerca desse tema, desenvolveram-se outros conceitos, tais como: interações moleculares; casualidade; organismo; e biologia do desenvolvimento. A análise das (re)construções conceituais que emergiram no grupo possibilitou a elaboração e a proposição de um modelo explicativo para a relação entre genótipo e fenótipo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAADCT/PR)
dc.format.extent1-18
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140305
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 1-18, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140305
dc.identifier.fileS1983-21172012000300065.pdf
dc.identifier.issn1415-2150
dc.identifier.lattes7845912489380006
dc.identifier.lattes3719288552692207
dc.identifier.lattes9980971361333147
dc.identifier.scieloS1983-21172012000300065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134895
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEpistemology of biologyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectGenotype and phenotypeen
dc.subjectEpistemologia da biologiapt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectGenótipo e fenótipopt
dc.titleA (re)construção de conceitos biológicos na formação inicial de professores e proposição de um modelo explicativo para a relação genótipo e fenótipopt
dc.title.alternativeThe reconstruction of biological concepts in teacher training and the proposition of an explanatory model for the relation between genotype and phenotypeen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7845912489380006
unesp.author.lattes3719288552692207
unesp.author.lattes9980971361333147[3]
unesp.author.orcid0000-0003-1502-2483[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000300065.pdf
Tamanho:
278.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format