Publicação: Ensino de física de partículas na Educação Básica
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Barreiro, Luiz Antonio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como intuito discutir o Ensino de Física de Partículas na Educação Básica com construção de sequências didáticas a partir da combinação de recursos didáticos alternativos. O foco do estudo foi a importância do ensino de Física de Partículas Elementares desde os anos iniciais até os anos finais da Educação Básica e como fazê-lo. Para isso analisou-se a viabilidade pedagógica, explicou-se as possíveis utilizações e a importância de recursos didáticos: jogos, experimentos, mapas conceituais, audiovisual e literatura. Como todos são viáveis, as combinações foram escolhidas a partir da pertinência para cada faixa etária. Assim, as sequências didáticas de cada etapa foram apresentadas detalhadamente bem como a metodologia escolhida para cada recurso: Quarkle!+; Disco de Newton de LED’s; Câmara de nuvens; mapas conceituais tanto para definir os conhecimentos prévios e provocar discussões como para avaliar se houve aprendizagem significativa; vídeos para motivar e ilustrar conceitos; e leitura de artigos de divulgação científica. Por fim, conclui-se com a apresentação de ideias a serem realizadas em um futuro próximo.
Resumo (inglês)
This monography aims to discuss the teaching of particle physics in elementary school, creating teaching sequences from the combination of alternative educational resources. The focus of the study was the importance of teaching elementary particle physics from the beginning to the end of the basic education and how to do it. For this reason, we analyze the pedagogical viability, explain the possible uses and the importance of educational resources: games, experiments, concept maps, audiovisuals and literature. As all are possible, the combinations were chosen based on the relevance of each age group. Therefore, the teaching sequences of each step were presented in detail, as well as the methodology chosen for each resource: Quarkle! +; Newton LED disc; Cloud room; concept maps to define prior knowledge and stimulate discussion and to assess whether there has been significant video learning to motivate and illustrate concepts; and the Reading of popular science articles. Finally, it ends with the presentation of ideas to be implemented in the near future.
Descrição
Palavras-chave
Quarks, Modelo padrão, Recursos didáticos, Sequência didática, Ensino de física, Educação básica, Standard model, Teaching resources, Didactic sequence, Physics teaching, Basic education
Idioma
Português