Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de física de partículas na Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barreiro, Luiz Antonio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como intuito discutir o Ensino de Física de Partículas na Educação Básica com construção de sequências didáticas a partir da combinação de recursos didáticos alternativos. O foco do estudo foi a importância do ensino de Física de Partículas Elementares desde os anos iniciais até os anos finais da Educação Básica e como fazê-lo. Para isso analisou-se a viabilidade pedagógica, explicou-se as possíveis utilizações e a importância de recursos didáticos: jogos, experimentos, mapas conceituais, audiovisual e literatura. Como todos são viáveis, as combinações foram escolhidas a partir da pertinência para cada faixa etária. Assim, as sequências didáticas de cada etapa foram apresentadas detalhadamente bem como a metodologia escolhida para cada recurso: Quarkle!+; Disco de Newton de LED’s; Câmara de nuvens; mapas conceituais tanto para definir os conhecimentos prévios e provocar discussões como para avaliar se houve aprendizagem significativa; vídeos para motivar e ilustrar conceitos; e leitura de artigos de divulgação científica. Por fim, conclui-se com a apresentação de ideias a serem realizadas em um futuro próximo.

Resumo (inglês)

This monography aims to discuss the teaching of particle physics in elementary school, creating teaching sequences from the combination of alternative educational resources. The focus of the study was the importance of teaching elementary particle physics from the beginning to the end of the basic education and how to do it. For this reason, we analyze the pedagogical viability, explain the possible uses and the importance of educational resources: games, experiments, concept maps, audiovisuals and literature. As all are possible, the combinations were chosen based on the relevance of each age group. Therefore, the teaching sequences of each step were presented in detail, as well as the methodology chosen for each resource: Quarkle! +; Newton LED disc; Cloud room; concept maps to define prior knowledge and stimulate discussion and to assess whether there has been significant video learning to motivate and illustrate concepts; and the Reading of popular science articles. Finally, it ends with the presentation of ideas to be implemented in the near future.

Descrição

Palavras-chave

Quarks, Modelo padrão, Recursos didáticos, Sequência didática, Ensino de física, Educação básica, Standard model, Teaching resources, Didactic sequence, Physics teaching, Basic education

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação