Logotipo do repositório
 

Publicação:
Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras

dc.contributor.advisorGirotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-07-26T13:24:46Z
dc.date.available2018-07-26T13:24:46Z
dc.date.issued2018-06-26
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar as estratégias de leitura para a formação de crianças no Ensino Fundamental, a partir da análise de livros do autor-ilustrador Luís Camargo. O corpus foi constituído por cinco obras do autor, dentre elas: „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟ (1980), „Panela de arroz‟ (1980) e „Bule de café‟ (1982), que formam a coleção „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟, além de „Os pregadores do Rei João‟ (1985); „Ficar Junto‟ (1992) e um relato coletado informalmente que se constituiu como documento para a pesquisa. Algumas questões norteadoras da pesquisa foram: Como a concepção de criança e sua formação como leitor mirim influenciam no momento da criação das obras na visão de um escritor-ilustrador? Da mesma maneira como a visão de arte, literatura e leitura interferem nesse processo. Se trata de pesquisa bibliográfica e documental, com contribuições teóricas advindas dos estudos de alguns conceitos bakhtinianos e vigotskinianos. Autores como Bajard (2007); Hunt (2010); dentre outros, foram colaboradores na compreensão da leitura, literatura e suas representações em determinado tempo e espaço, assim como, Zilberman, Lajolo (2007), sobre o processo histórico da leitura e da literatura. Solé (1998); Girotto e Souza (2010), por sua vez foram essenciais acerca do Ensino das Estratégias de Leitura. Notamos como resultado que é as estratégias de leitura precisam estar presentes no trabalho do professor, para que as crianças vejam sentido em ler e sim, a formação e a concepção de leitor mirim influenciam a criação de livros literários pelos autores.pt
dc.description.abstractIt is a master's research, whose objective was to analyze reading strategies for the formation of children in elementary school, based on the analysis of books by author-illustrator Luís Camargo. The corpus consisted of five works by the author, among them: 'Maneco Caneco Chapéu de Funil' (1980), 'Panela de arroz' (1980) and 'Bule de café' (1982), which form the collection 'Maneco Caneco Chapéu de Funil', in addition to' Os Pregadores do Rei João'(1985); 'Ficar Junto' (1992) and an informally collected report that was constituted as a document for the research. Some guiding questions of the research were: How does the conception of a child and its formation as a young reader influence the creation of the works in the vision of a writer-illustrator? In the same way the vision of art, literature and reading interfere in this process. It is a bibliographical and documentary research, with theoretical contributions coming from the studies of some Bakhtinian and Vigotskinian concepts. Authors such as Bajard (2007); Hunt (2010); among others, were collaborators in the understanding of reading, literature and their representations in a certain time and space, as well as, Zilberman, Lajolo (2007), on the historical process of reading and literature. Solé (1998); Girotto and Souza (2010), in turn were essential about Teaching Strategies of Reading. We note as a result that reading strategies need to be present in the teacher's work, so that children see meaning in reading and yes, the formation and the conception of young reader influence the creation of literary books by authors.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.identifier.aleph000906313
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154595
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEstratégias de leiturapt
dc.subjectPráticas de leitura literária na infânciapt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectLuís Camargopt
dc.subjectEducationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectReading strategiesen
dc.subjectLiterary reading practices in childhooden
dc.subjectChildren's literatureen
dc.titleLuís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoraspt
dc.title.alternativeLuís Camargo, an author-illustrator and strategies of reading: in focus the training of reading childrenen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_ykm_me_mar.pdf
Tamanho:
3.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: