Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.

Descrição

Palavras-chave

Profissionalidade, Professor iniciante, Marcas de alteridade

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-6012

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação