Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente

dc.contributor.authorCassão, Pamela Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:39Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:39Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent6000-6012
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-6012
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5879357007917808
dc.identifier.orcid0000-0003-0014-7232
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141595
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProfissionalidadept
dc.subjectProfessor iniciantept
dc.subjectMarcas de alteridadept
dc.titleProfessores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docentept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.orcid5879357007917808
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf
Tamanho:
546.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format