Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bredariolli, Rita Luciana Berti

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Arte-Teatro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.

Resumo (inglês)

The present work aims to present the contributions of Viola Spolin's theatrical games in Portuguese language classes for students in the 6th year of Elementary School, for a teaching action that considers creativity as a skill to be developed in all subjects of the curriculum. The debate on creativity dialogues directly with questions raised by psychologist Liev Vigotsky and other researchers who have focused on imagination and its importance for society. Subsequently, we approach playfulness in the teaching-learning process from an overview of this topic, searching for authors who have thought about the importance of playfulness for human beings. We reflect on the use of games as a teaching method in different times and societies and discuss theatrical games and their relationship with creativity in the process of writing and textual interpretation.

Descrição

Palavras-chave

Teatro na Educação, Dramatização, Criatividade, Jogos, Ensino

Idioma

Português

Como citar

NOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação