Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa

dc.contributor.advisorBredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
dc.contributor.authorNogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2024-01-05T16:23:26Z
dc.date.available2024-01-05T16:23:26Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.pt
dc.description.abstractThe present work aims to present the contributions of Viola Spolin's theatrical games in Portuguese language classes for students in the 6th year of Elementary School, for a teaching action that considers creativity as a skill to be developed in all subjects of the curriculum. The debate on creativity dialogues directly with questions raised by psychologist Liev Vigotsky and other researchers who have focused on imagination and its importance for society. Subsequently, we approach playfulness in the teaching-learning process from an overview of this topic, searching for authors who have thought about the importance of playfulness for human beings. We reflect on the use of games as a teaching method in different times and societies and discuss theatrical games and their relationship with creativity in the process of writing and textual interpretation.en
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252433
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTeatro na Educaçãopt
dc.subjectDramatizaçãopt
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectJogospt
dc.subjectEnsinopt
dc.titlePontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
dc.title.alternativeBridges to imaginate it: theatrical games of Viola Spolin and the creative awakening in Portuguese language classesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Arte-Teatro

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nogueira_sa_tcc_ia.pdf
Tamanho:
165.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nogueira_sa_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
222.81 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: