A influência das redes sociais Instagram e Facebook na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino
dc.contributor.advisor | Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Denise Cristina da Costa França dos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T00:16:23Z | |
dc.date.issued | 2025-03-18 | |
dc.description.abstract | A ONU estabeleceu um plano de ações para que até 2030 os países assumam responsabilidades e promovam mudanças transformadoras no mundo. Há no documento dezessete objetivos ODS, sendo que o de número cinco visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. A discriminação baseada no gênero é atravessada por outras, principalmente envolvendo raça e classe. As relações entre as diferentes formas de opressão compõem o que conhecemos por interseccionalidade. No ODS 5, nove metas foram traçadas, entre elas, aumentar o uso de tecnologias de base, em particular às Tecnologias de Informação e Comunicação para promover o empoderamento das mulheres. Essa iniciativa busca desafiar as concepções tradicionais sobre as competências das mulheres e seu papel na sociedade, isso é crucial, pois a desigualdade de gênero está profundamente enraizada em aspectos culturais de uma sociedade predominantemente patriarcal, machista e misógina. As violências, inclusive a de gênero, direcionada às mulheres, são fonte de devastação psicológica, emocional e física, trazendo inúmeras consequências às vítimas. Diante desse cenário, é urgente uma mudança cultural e estrutural na sociedade, e a educação desempenha um papel fundamental nesse processo. Para tanto, considerando a necessidade de se discorrer sobre este tema, pensando no desenvolvimento de ações de enfrentamento, a presente pesquisa de natureza qualitativa, objetivou analisar as redes sociais Instagram e Facebook como um recurso na difusão de valores de igualdade de gênero e no empoderamento feminino. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo adotado o delineamento da pesquisa documental e bibliográfica. Na primeira etapa do estudo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre igualdade de gênero nas redes sociais (Instagram e Facebook) e empoderamento feminino, para tanto, fizemos buscas nas bases de dados da Plataforma Capes. Na segunda etapa, coletamos dados nessas plataformas, identificando páginas que abordam esses temas e categorizando os conteúdos. A terceira etapa envolveu a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para mulheres adultas que utilizam essas redes sociais. O objetivo foi caracterizar as percepções das participantes sobre igualdade de gênero e o empoderamento feminino e o papel das redes sociais nesse contexto. A análise e a interpretação dos dados coletados nas questões fechadas foram submetidas à análise estatística, sendo analisados por meio de gráficos e tabelas, já os dados obtidos nas questões abertas foram organizados e analisados por meio de categorias a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados desta pesquisa revelaram que a maioria das mulheres participantes reconhece a influência das redes sociais em sua compreensão e percepção do empoderamento feminino e da igualdade de gênero. Além disso, evidenciamos que, apesar dos avanços conquistados na promoção da equidade de gênero, ainda enfrentamos desafios significativos. A desigualdade persiste em diversas áreas, incluindo disparidades salariais, obstáculos na progressão profissional e outras formas de discriminação social. Não podemos ignorar também a grave questão da violência, seja ela de natureza psicológica ou física, que continua a afetar a vida das mulheres. Com base nesses achados e no conhecimento das demandas expressas pelas participantes, bem como nas evidências científicas disponíveis, na quarta etapa do projeto, desenvolvemos um material musical voltado para o empoderamento feminino. Essa iniciativa foi motivada, principalmente, pela percepção da escassez de recursos culturais de esse tipo. É importante destacar que esse material foi divulgado nas redes sociais com o propósito de apoiar o empoderamento feminino. | pt |
dc.description.abstract | The UN has established a plan of actions for countries to assume responsibilities and promote transformative changes worldwide by 2030. The document outlines seventeen goals SDGs, with Goal 5 aiming to achieve gender equality and empower women and girls. Gender-based discrimination intersects with other factors, primarily involving race and class. The relationships between different forms of oppression constitute what is known as intersectionality. In SDG 5, nine targets have been set, including increasing the use of foundational technologies, particularly Information and Communication Technologies, to promote women's empowerment. This initiative seeks to challenge traditional conceptions of women's competencies and their role in society, as gender inequality is deeply rooted in the cultural aspects of a predominantly patriarchal, misogynistic, and chauvinistic society. Genderbased violence, including violence directed at women, is a source of psychological, emotional, and physical devastation, bringing numerous consequences to the victims. Faced with this scenario, a cultural and structural change in society is urgently needed, and education plays a fundamental role in this process. Therefore, considering the need to delve into this topic and thinking about the development of coping actions, this qualitative research aimed to analyze the social media platforms Instagram and Facebook as resources in the dissemination of gender equality and female empowerment values. For this purpose, we conducted an exploratory and descriptive study, adopting a documentary and bibliographical research design. In the first stage of the study, we conducted a literature review on gender equality, social media (Instagram and Facebook), and female empowerment, conducting searches on the Capes Platform databases. In the second stage, we collected data on these platforms, identifying pages addressing these topics and categorizing the content. The third stage involved the application of a questionnaire with open and closed-ended questions for adult women using these social media platforms. The aim was to understand the participants' opinions on gender equality, female empowerment, and the role of social media in this context. The analysis and interpretation of the data collected in the closed-ended questions underwent statistical analysis, analyzed through graphs and tables, while data obtained from open-ended questions were organized and analyzed through categories using Bardin's Content Analysis technique. The results of this research revealed that the majority of women participants recognize the influence of social media on their understanding and perception of female empowerment and gender equality. Furthermore, we highlighted that, despite the advances made in promoting gender equity, significant challenges persist. Inequality persists in various areas, including wage disparities, obstacles in professional advancement, and other forms of social discrimination. We cannot ignore the serious issue of violence, whether psychological or physical, which continues to impact women's lives. Based on these findings and the knowledge of the demands expressed by the participants, as well as the available scientific evidence, in the fourth stage of the project, we developed musical material focused on female empowerment. This initiative was primarily motivated by the perception of a scarcity of cultural resources of this nature. It is important to note that this material disseminated on social media with the purpose of supporting female empowerment. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | 001 | |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, D. C. da C. F. dos. A influência das redes sociais Instagram e Facebook na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. 2025. 198 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025. | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2182-0337 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/310266 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Empoderamento Feminino | pt |
dc.subject | Igualdade de Gênero | pt |
dc.subject | Redes Sociais | pt |
dc.subject | Música | pt |
dc.subject | Female empowerment | en |
dc.subject | Gender equality | en |
dc.subject | Social media | en |
dc.subject | Music | en |
dc.title | A influência das redes sociais Instagram e Facebook na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino | pt |
dc.title.alternative | The influence of social media platforms Instagram and Facebook on the promotion of gender equality and women's empowerment | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Escolar - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação escolar | pt |
unesp.researchArea | Sexualidade, cultura e educação sexual | pt |
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