Publicação: Análise da cultura participativa em produções da Netflix sobre sexualidade
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Data
Autores
Orientador
Feitosa, Lourdes Madalena Gazarini Conde 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Sexual - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Desde 2007, com a criação do serviço de streaming da Netflix, e posteriormente com a criação de outras empresas do ramo, vêm se popularizando este tipo de plataforma. Estes catálogos virtuais de conteúdo, são um modelo de negócio bem-sucedidos na grande mídia, neles pode-se acessar filmes, músicas, séries, jogos, aulas, entre outros conteúdos de maneira ilimitada, com uma experiência personalizada por algoritmos que filtram os gostos de cada consumidor. Os catálogos são constantemente atualizados e estão disponíveis para os assinantes, são um meio pelo qual se consome cultura, política e economia, também entretenimento e educação. Entretanto, tal mercado possui fortes implicações na sociedade, uma vez que é grande gerador e dispersor de discursos de massa, dentre eles acerca da sexualidade. Nesta pesquisa, investigou-se a trilogia de filmes 365days e as séries Sex/Life e Sex Education a fim de entender de que maneira são produzidos os discursos sobre a sexualidade, como eles se inserem no atual contexto de consumo e como podem influenciar na experiência de seus espectadores. A metodologia usada centra-se no estudo bibliográfico e na análise documental das citadas produções e nos comentários do público sobre elas, disponíveis no Google Avaliações, Filmow, Adoro Cinema e Youtube. Com o avanço das tecnologias digitais de comunicação e dos algoritmos, a experiência na internet se tornou um ambiente de convivência e disputas. Neste sentido, produtores e consumidores unem-se em um mesmo processo denominado de cultura participativa. Assim, questiona-se: como é o processo de criação e veiculação de discursos sobre sexualidade nas produções da Netflix selecionadas? Como podemos pensar as identidades e ideais sobre sexualidade por meio da análise da cultura participativa? Estimulados por estas indagações, examinou-se as obras selecionadas, o processo de produção, recepção e consumo pelo público, e como funcionam os algoritmos que norteiam o que e como serão as produções da plataforma. Por fim, como um dos quesitos do Mestrado profissional em Educação Sexual, foram produzidos nove podcast, em linguagem coloquial, que sintetizam e estimulam reflexões sobre a temática pelo público em geral.
Resumo (inglês)
Since 2007, with the creation of the Netflix streaming service, and later with the creation of other companies in the sector, this type of platform has become popular. These virtual content catalogs are a successful business model in the mainstream media, where users can access unlimited movies, music, series, games, classes, and other content, with a personalized experience through algorithms that filter the tastes of each consumer. The catalogs are constantly updated and are available to subscribers, and are a means by which culture, politics, and economics, as well as entertainment and education, are consumed. However, this market has strong implications for society, since it is a major generator and disperser of mass discourses, including those about sexuality. This research investigated the film trilogy 365days and the series Sex/Life and Sex Education in order to understand how discourses about sexuality are produced, how they fit into the current context of consumption, and how they can influence the experience of their viewers. The methodology used focuses on bibliographical study and documentary analysis of the aforementioned productions and the public's comments about them, available on Google Reviews, Filmow, Adoro Cinema and YouTube. With the advancement of digital communication technologies and algorithms, the internet experience has become an environment of coexistence and disputes. In this sense, producers and consumers come together in the same process called participatory culture. Thus, the question is: what is the process of creating and broadcasting discourses on sexuality in the selected Netflix productions? How can we think about identities and ideals about sexuality through the analysis of participatory culture? Stimulated by these questions, the selected works, the process of production, reception and consumption by the public, and how the algorithms that guide what and how the platform's productions will be worked were examined. Finally, as one of the requirements of the Professional Master's in Sexual Education, nine podcasts were produced, in colloquial language, which summarize and stimulate reflections on the topic by the general public.
Descrição
Palavras-chave
Cultura participativa, Sexualidade, Serviço de streaming, Vida digitalizada, Estereótipos, Conflitos geracionais, Relações extraconjugais, Noções sobre juventude, Sexual discourse, Sexuality, Streaming media service
Idioma
Português
Como citar
HIRATUKA, R. K. Análise da cultura participativa em produções da Netflix sobre sexualidade. Orientador: Profa. Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025