Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
dc.contributor.author | Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:12:03Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T15:12:03Z | |
dc.date.issued | 2000-11-01 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this article is to comprehend some aspects of the school culture, to remark the selection of cultural, economic and educational values examined by the school instruction from the analysis of didactic manuals to teachers use, which were elaborated during the last decades of XIX century and based upon the Intuitive Method or Object Lessons. Although the manuals express the same philosophical basis, they present different procedures to the teaching of the school contents which are specific views of the scientific progress. The differences presented by the manuals linked to the modernisation project of society, in progress during XIX century, inform us about several points that constitute that project. | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação | |
dc.format.extent | 74-87 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006 | |
dc.identifier.citation | Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-32622000000300006 | |
dc.identifier.file | S0101-32622000000300006.pdf | |
dc.identifier.issn | 0101-3262 | |
dc.identifier.lattes | 9701075189282146 | |
dc.identifier.scielo | S0101-32622000000300006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/28249 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) | |
dc.relation.ispartof | Cadernos CEDES | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,119 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Lições de coisas | pt |
dc.subject | método de ensino intuitivo | pt |
dc.subject | cultura escolar | pt |
dc.subject | transposição didática | pt |
dc.subject | manuais de ensino | pt |
dc.title | Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade | pt |
dc.title.alternative | Object Lessons: scientific conception and the modernisation project to society | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 9701075189282146 | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-9379-9947[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0101-32622000000300006.pdf
- Tamanho:
- 49.79 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: