Logo do repositório
 

Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade

dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.issued2000-11-01
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.pt
dc.description.abstractThe objective of this article is to comprehend some aspects of the school culture, to remark the selection of cultural, economic and educational values examined by the school instruction from the analysis of didactic manuals to teachers use, which were elaborated during the last decades of XIX century and based upon the Intuitive Method or Object Lessons. Although the manuals express the same philosophical basis, they present different procedures to the teaching of the school contents which are specific views of the scientific progress. The differences presented by the manuals linked to the modernisation project of society, in progress during XIX century, inform us about several points that constitute that project.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação
dc.format.extent74-87
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622000000300006
dc.identifier.fileS0101-32622000000300006.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.lattes9701075189282146
dc.identifier.scieloS0101-32622000000300006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28249
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectLições de coisaspt
dc.subjectmétodo de ensino intuitivopt
dc.subjectcultura escolarpt
dc.subjecttransposição didáticapt
dc.subjectmanuais de ensinopt
dc.titleLições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedadept
dc.title.alternativeObject Lessons: scientific conception and the modernisation project to societyen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9701075189282146
unesp.author.orcid0000-0001-9379-9947[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622000000300006.pdf
Tamanho:
49.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: