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Publicação:
Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi

dc.contributor.advisorMialhe, Jorge Luís [UNESP]
dc.contributor.advisorMontanhini, Wagner [UNESP]
dc.contributor.authorBrandt, Cleri Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:09:03Z
dc.date.available2015-03-23T15:09:03Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO período correspondente ao Terceiro Reich alemão (1933-1945), quando a Alemanha esteve sob o domínio do Regime Nazista, foi caracterizado pelo alto grau de violência, de dominação e de exterminação em massa, e, também, pelo envolvimento “voluntário” de crianças e jovens na luta por um ideal que não lhes pertencia, as quais foram, desde a mais tenra idade, doutrinadas para matar e morrer em nome desse ideal. Para atingir esse fim, teorias, supostamente comprovadas, foram concebidas e incorporadas a educação de modo a fazer dela o grande veículo condutor da dominação que se pretendia. Por este motivo, o seu estudo se torna de grande importância para se pensar na educação – do presente e do futuro -, no sentido de sua utilização para atingir fins que não possuem como premissa a formação do sujeito livre e emancipado, capaz de agir de forma reflexiva e autônoma no mundo em que vive. No presente trabalho, pretende-se apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida a partir da revisão bibliográfica, sobre o contexto histórico, social, econômico e educativo da Alemanha nazista com a finalidade de proceder ao levantamento e a análise de dados e informações em torno dos principais fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nazista, na figura de seu líder, Adolf Hitler. O objetivo maior deste trabalho foi buscar argumentos que possibilitassem a compreensão em torno dos motivos que levaram os jovens e as crianças a seguirem Hitler e o seu ideal até as últimas consequências. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com base qualitativa e em caráter historiográfico e exploratório. O material bibliográfico analisado trouxe diversas possibilidades que, apesar de não conclusivas, permitiram a compreensão em torno da eficácia dos mecanismos educativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent206 f.
dc.identifier.aleph000691362
dc.identifier.citationBRANDT, Cleri Aparecida. Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi. 2011. 206 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filebrandt_ca_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4125705850773567
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118393
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHitler, Adolf, 1889-1945pt
dc.subjectNazismopt
dc.subjectNazismo e educaçãopt
dc.subjectIdeologiapt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectAlemanha - Historia - 1933-1945pt
dc.titleRegime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazipt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4125705850773567
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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