Logo do repositório
 

Projeto Rived: um estudo de caso de uma equipe de matemática

dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.authorCintra, Vanessa de Paula [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:53Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:53Z
dc.date.issued2010-12-01
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, um estudo de caso, cujo objetivo foi analisar a constituição do trabalho da equipe de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – participante do Projeto RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação), que foi um projeto governamental que visava promover e incentivar o uso da informática na educação por meio da produção de módulos educacionais na forma de Objetos de Aprendizagem – OA. O foco da pesquisa foi a configuração da equipe, sua produção e dificuldades para se atingir as metas propostas. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os alunos de graduação e com professores de Matemática da escola básica que atuaram no Projeto. Os resultados foram analisados a partir da aproximação dos dados da pesquisa com os objetivos presentes no edital do Projeto RIVED, gerando assim três eixos de discussão: o primeiro eixo “A produção dos objetos de aprendizagem” que se refere ao processo de implementação coletiva dos objetos e a aprendizagem dos participantes; o segundo eixo intitulado “Trajetória da equipe” onde se discute o trabalho coletivo, a capacitação, a interação entre os participantes e a divisão do trabalho e do tempo; o terceiro e último eixo “Disseminação” refere-se a disseminação dos OA nas escolas de Uberlândia e na Universidade Federal de Uberlândia. A discussão é feita a partir da perspectiva teórica da produção de softwares educacionais, da produção de design, da aprendizagem dos participantes apoiada no construcionismo, do trabalho coletivo e da disseminação dos objetos. Os resultados permitem afirmar que a contribuição do Projeto foi além da produção de materiais pedagógicos, pois incentivaram os participantes ao trabalho colaborativo, à pesquisa e à extensãopt
dc.description.abstractThis is a survey with a qualitative approach, a case study, which was analyzed the formation of the team work of Mathematics, Federal University of Uberlandia - UFU - Project participant of RIVED (Interactive Virtual Education Network), which was a government project aimed at promoting and encouraging the use of information technology in education through the production of educational modules in the form of Learning Objects - LO. The research focus was the team configuration, production and difficulties in achieving the goals proposed. Then, the collect of data, interviews were conducted with undergraduate students and mathematics teachers of primary school who worked on the project. The results were analyzed based on the approximation of the survey data with the present objectives in the announcement of Project RIVED, thus generating three areas of discussion: the first axis The production of learning objects which refers to the process of collective implementation of the objects and learning of the participants, the second strand entitled Journey of the team which discusses the collective work, training, interaction between participants and the division of labor and time, the third and last axis Spread refers to the spread of LO in schools in Uberlândia and University of Uberlândia. The discussion is made from the theoretical perspective of the production of educational software, production design, the learning of the participants supported by the constructionism, group work and the dissemination of the objects. The results indicate that the contribution of the project was in addition to producing teaching materials, as encouraged participants to collaborative work, research and extensionen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent105 f. : il., tabs. + 1 CD-ROM
dc.identifier.aleph000639621
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationCINTRA, Vanessa de Paula. Projeto Rived: um estudo de caso de uma equipe de matemática. 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
dc.identifier.filecintra_vp_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectTrabalho coletivopt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectLabor Collectiveen
dc.titleProjeto Rived: um estudo de caso de uma equipe de matemáticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4099992332439295
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cintra_vp_me_rcla.pdf
Tamanho:
966.78 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format