Logotipo do repositório
 

Publicação:
Crenças e práticas parentais sobre o desenvolvimento motor na primeira infância

dc.contributor.advisorHiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Beatriz Aguiar
dc.date.accessioned2024-03-05T11:35:16Z
dc.date.available2024-03-05T11:35:16Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.description.abstractA família é fundamental no contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações estabelecidas é fundamental para direcionar o progresso do desenvolvimento infantil. Essas relações fazem parte do contexto cultural, permitindo o acúmulo de informações dentro de um grupo que se reflete em crenças e práticas. Essas crenças e práticas referem-se às convicções e valores que os pais têm em relação à educação de seus filhos e são componentes essenciais da parentalidade, moldando a maneira como os pais educam, interagem e cuidam de seus filhos. Ampliar pesquisas relacionadas à importante relação entre o biológico e o social, promove um melhor entendimento sobre o desenvolvimento, ou seja, estudar crenças e práticas permite entender melhor a relação entre o homem e a cultura e, consequentemente, compreender melhor o comportamento humano. Esse assunto surgiu com muita relevância para a compreensão do desenvolvimento por estar diretamente ligado ao estilo de cuidado transmitido à criança. Ao criar um ambiente seguro e consistente, baseado em crenças e práticas adequadas, os pais podem ajudar seus filhos a crescerem saudáveis e consciente de suas perspectivas, habilidades, comportamentos e valores. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, compreender e relacionar as crenças e práticas parentais nos primeiros meses de vida da criança para adquirir conhecimentos fundamentais sobre como os pais percebem e agem em relação à criação de seus filhos, a fim de melhorar a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento infantil. Os participantes da pesquisa consistem em mães com bebês entre 4 meses e 12 meses de idade. Um total de 65 mães foram convidadas para participar da pesquisa. As mães foram solicitadas a responder os seguintes instrumentos de questionários: (1) Questionário sociodemográfico; (2) Questionário sobre Crenças Parentais no Desenvolvimento Motor (PB – MD); e (3) Questionário de Hábitos Motores (MOHAB. Espera-se com essa pesquisa levantar dados sobre as crenças e as práticas das mães com relação ao desenvolvimento motor dos seus filhos nos primeiros doze meses de vida.pt
dc.description.abstractThe family is fundamental in the context of the child’s interrelationships. The quality of the family environment and established relationships is fundamental to guide the progress of child development. These relationships are part of the cultural context, allowing the accumulation of information within a group that is reflected in beliefs and practices. These beliefs and practices refer to the beliefs and values that parents have in relation to their children’s education and are essential components of parenting, shaping the way parents educate, interact and care for their children. Expanding research related to the important relationship between the biological and the social promotes a better understanding of development, that is, studying beliefs and practices allows us to better understand the relationship between man and culture and, consequently, better understand human behavior. This subject emerged with great relevance for the understanding of development because it is directly linked to the style of care transmitted to the child. By creating a safe and consistent environment based on appropriate beliefs and practices, parents can help their children grow up healthy and aware of their perspectives, skills, behaviors, and values. This research aimed to investigate, understand, and relate parental beliefs and practices in the first months of a child’s life to acquire fundamental knowledge about how parents perceive and act in relation to raising their children, to improve understanding of the factors that influence child development. Survey participants consisted of mothers with infants between 4 months and 12 months of age. A total of 65 mothers were invited to participate in the survey. Mother were asked to answer the following questionnaire instruments: (1) Sociodemographic questionnaire; (2) Questionnaire on Parental Beliefs in Motor Development (PB – MD); (3) Motor Habits Questionnaire (MOHAB). This research is expected to collect data on the beliefs and practices of mothers regarding the motor development of their children in the first twelve months of life.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.lattes6036317493019653
dc.identifier.orcid0009-0002-9111-7396
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253528
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesenvolvimento motorpt
dc.subjectCrenças parentaispt
dc.subjectPráticas parentaispt
dc.subjectMotor developmenten
dc.subjectParental beliefsen
dc.subjectParenting practicesen
dc.titleCrenças e práticas parentais sobre o desenvolvimento motor na primeira infânciapt
dc.title.alternativeParental beliefs and practices about motor development in early childhooden
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IB 33004137066P5
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporais
unesp.researchAreaTecnologias, corpo e cultura

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
goncalves_aba_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.25 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: