Publication: Crenças e práticas parentais sobre o desenvolvimento motor na primeira infância
Loading...
Date
Authors
Advisor
Hiraga, Cynthia Yukiko 

Coadvisor
Graduate program
Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB 33004137066P5
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Master's thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
A família é fundamental no contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações estabelecidas é fundamental para direcionar o progresso do desenvolvimento infantil. Essas relações fazem parte do contexto cultural, permitindo o acúmulo de informações dentro de um grupo que se reflete em crenças e práticas. Essas crenças e práticas referem-se às convicções e valores que os pais têm em relação à educação de seus filhos e são componentes essenciais da parentalidade, moldando a maneira como os pais educam, interagem e cuidam de seus filhos. Ampliar pesquisas relacionadas à importante relação entre o biológico e o social, promove um melhor entendimento sobre o desenvolvimento, ou seja, estudar crenças e práticas permite entender melhor a relação entre o homem e a cultura e, consequentemente, compreender melhor o comportamento humano. Esse assunto surgiu com muita relevância para a compreensão do desenvolvimento por estar diretamente ligado ao estilo de cuidado transmitido à criança. Ao criar um ambiente seguro e consistente, baseado em crenças e práticas adequadas, os pais podem ajudar seus filhos a crescerem saudáveis e consciente de suas perspectivas, habilidades, comportamentos e valores. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, compreender e relacionar as crenças e práticas parentais nos primeiros meses de vida da criança para adquirir conhecimentos fundamentais sobre como os pais percebem e agem em relação à criação de seus filhos, a fim de melhorar a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento infantil. Os participantes da pesquisa consistem em mães com bebês entre 4 meses e 12 meses de idade. Um total de 65 mães foram convidadas para participar da pesquisa. As mães foram solicitadas a responder os seguintes instrumentos de questionários: (1) Questionário sociodemográfico; (2) Questionário sobre Crenças Parentais no Desenvolvimento Motor (PB – MD); e (3) Questionário de Hábitos Motores (MOHAB. Espera-se com essa pesquisa levantar dados sobre as crenças e as práticas das mães com relação ao desenvolvimento motor dos seus filhos nos primeiros doze meses de vida.
Abstract (english)
The family is fundamental in the context of the child’s interrelationships. The quality of the family environment and established relationships is fundamental to guide the progress of child development. These relationships are part of the cultural context, allowing the accumulation of information within a group that is reflected in beliefs and practices. These beliefs and practices refer to the beliefs and values that parents have in relation to their children’s education and are essential components of parenting, shaping the way parents educate, interact and care for their children. Expanding research related to the important relationship between the biological and the social promotes a better understanding of development, that is, studying beliefs and practices allows us to better understand the relationship between man and culture and, consequently, better understand human behavior. This subject emerged with great relevance for the understanding of development because it is directly linked to the style of care transmitted to the child. By creating a safe and consistent environment based on appropriate beliefs and practices, parents can help their children grow up healthy and aware of their perspectives, skills, behaviors, and values. This research aimed to investigate, understand, and relate parental beliefs and practices in the first months of a child’s life to acquire fundamental knowledge about how parents perceive and act in relation to raising their children, to improve understanding of the factors that influence child development. Survey participants consisted of mothers with infants between 4 months and 12 months of age. A total of 65 mothers were invited to participate in the survey. Mother were asked to answer the following questionnaire instruments: (1) Sociodemographic questionnaire; (2) Questionnaire on Parental Beliefs in Motor Development (PB – MD); (3) Motor Habits Questionnaire (MOHAB). This research is expected to collect data on the beliefs and practices of mothers regarding the motor development of their children in the first twelve months of life.
Description
Keywords
Desenvolvimento motor, Crenças parentais, Práticas parentais, Motor development, Parental beliefs, Parenting practices
Language
Portuguese