Publicação:
O trabalho do professor e a educação voltada ao ensino de valores

dc.contributor.advisorAlmeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]
dc.contributor.authorTasso, Rosemary Follis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:37Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:37Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractA educação brasileira tem sofrido ao longo do tempo algumas alterações que, conjuntamente com fatores políticos, sociais e econômicos, resultam em crises relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e ao trabalho do professor. Uma das alterações mais marcantes diz respeito à exigência do ensino para o trabalho, ou seja, espera-se que as escolas formem cidadãos ativos, competentes e aptos para exercerem atividades laborais, auxiliando dessa forma no desenvolvimento técnico e econômico do país. A presente pesquisa centraliza-se no estudo da atuação do professor em uma escola que propõe uma filosofia confessional, voltada à formação integral do educando, em seus aspectos sociais, políticos, intelectuais e físicos. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é conhecer a realidade educacional do trabalho do professor em um ensino fundamentado em uma filosofia de educação de valores. Foi utilizado o instrumento da entrevista semi-estruturada para coleta de informações, permitindo a análise qualitativa de conteúdo, ou seja, do objeto de estudo. Como resultado e conclusão dessa análise, verifica-se que a educação, de forma geral, necessitaria ser revista, reformulada, quando pensamos na educação de cidadãos éticos, competentes para enfrentar, atuar e transformar a sociedade; considera-se também que os educadores e os profissionais de uma forma geral devem dispor de recursos sociais, econômicos, intelectuais, de maneira tal, que desenvolvam uma certa autonomia no exercício de sua competência para ensinar, analisando e assumindo seu papel de educador não apenas de informar, mas também de formar, e, assumir também, com coragem, a ação 'mudar em educação'.pt
dc.description.abstractThe Brazilian education throughout the years has been suffering some alterations that with the politic, social and economic factors, they result in crises related to the teaching-learning process and the teacherþs work. One of the most relevant alterations is about the teaching demand to the work, it means that it is expected that actives subjects, competents and able to practice lab activities, are formed by the schools, this way it can help the technical and economic development of the country. This study is about the teacherþs work in a school that proposes a confessional philosophy, directed to the complete studentþs formation, in their social, politic, intellectual and physical aspects. This way, the aim of this investigation is to know the educational reality of the teacherþs work in a teaching based on an educational philosophy of values. It was necessary to make a semi-structured interview to collect information, allowing the content analysis, it means, the analysis of the study object. As a result and conclusion of this analysis, in general, it is noticed that the education has to be reviewed and reworded, when thinking about the education of valuable subjects, competents to face, act and transform the society; it is also considered that the educationist and the professionals in general, should have socials, economic and intelectual competences, so, they could develop an autonomy when they teach, analyzing and assuming their educationist job, not only to inform, but also to form, and assume with courage, the action of change the education.en
dc.format.extent151 f.
dc.identifier.aleph000224025
dc.identifier.capes33004072067P2
dc.identifier.citationTASSO, Rosemary Follis. O trabalho do professor e a educação voltada ao ensino de valores. 2003. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2003.
dc.identifier.filetasso_rf_me_fran.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98544
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação - Serviço socialpt
dc.subjectProfessores - Trabalho - Escola - Filosofiapt
dc.subjectProfessorpt
dc.subjectTrabalhopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectValorespt
dc.subjectTeacheren
dc.subjectWorken
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEducationen
dc.subjectValuesen
dc.titleO trabalho do professor e a educação voltada ao ensino de valorespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramServiço Social - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaServiço social trabalho e sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tasso_rf_me_fran.pdf
Tamanho:
1.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format