Logotipo do repositório
 

Publicação:
Crianças, museus e formação de público em São Paulo

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvao [UNESP]
dc.contributor.authorSelli, Paula Hilst [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.issued2011-10-06
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de uma investigação sobre a relação entre crianças e museus na cidade de São Paulo para, a partir dos dados coletados, refletir sobre o acesso a museus e instituições culturais e a formação de público. Participaram da pesquisa crianças com cerca de nove anos de idade de quatro diferentes escolas da cidade de São Paulo, representantes da rede pública e particular. O instrumento de pesquisa envolveu um jogo, uma roda de conversa e um desenho. A partir das respostas das crianças pode-se averiguar se elas conhecem ou não essas instituições, se costumam frequentá-las e quem são os principais intermediadores dessa relação entre crianças e museus. As crianças também revelaram, através de diferentes tópicos, como percebem essas instituições e deram suas opiniões sobre acervo, finalidade e acesso ao museu. Dessa forma, se colocaram como público que são. A partir das falas das crianças, da contribuição de diversos autores e de outras pesquisas (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. e outros) pudemos refletir sobre as representações de museu que permeiam o universo infantil e sobre o acesso desta parcela da população aos bens culturais. As falas das crianças serviram, portanto, como ponto de partida para pensar um museu mais aberto e participativo para todospt
dc.description.abstractThis research begins with an investigation about the relationship between children and museums in the city of Sao Paulo, in order to reflect upon museum and cultural institutions accessibility as well as generation of audience. Children taking part in this research were about 9 years old and attending 4 different schools, both private and public. The research instrument comprised a game, a debate and a drawing. From de children‟s answers we can verify if they know or if they don‟t know the museum, if they tend to frequent that and who the main intermediaries are in this relationship between children and museums. Children still reveal, through different topics, how they perceive those institutions and they gave their opinion about collection, purpose and access to the museum. From the children‟s speech, as well as many authors‟ contribution and other surveys (Almeida, A. M.; Barbosa, A. M.; Botelho, I.; Bourdieu, P.; Falk, J.; Flores, C.; Ganzer, A.; Grinspum, D.; Hood, M.; Meneses, U. B.; Leite, M. I.; Santos, M. C.; Studart, D. and others), we were able to reflect upon the museum‟s representations that permeate the child's universe and about this portion of the population‟s access to cultural heritage. The children‟s speech was, therefore, a starting point to envision a more open and participatory museum for allen
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent249 f. : il.
dc.identifier.aleph000676734
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationSELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. 2011. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
dc.identifier.fileselli_ph_me_ia.pdf
dc.identifier.lattes9150659098334633
dc.identifier.orcid0000-0002-9761-8135
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86925
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMuseus - Aspectos educacionaispt
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.subjectMuseus - Educação infantilpt
dc.subjectMuseum - Educationen
dc.titleCrianças, museus e formação de público em São Paulopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9150659098334633
unesp.advisor.orcid0000-0002-9761-8135
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaEnsino e Aprendizagem de Artept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
selli_ph_me_ia.pdf
Tamanho:
3.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format