Logotipo do repositório
 

Publicação:
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorFerrante, Walma Cristiana Velozo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-22T17:34:03Z
dc.date.available2022-06-22T17:34:03Z
dc.date.issued2019-11-19
dc.description.abstractMuito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.pt
dc.description.abstractIt has long been seen, and for a long time, that teaching experimental physics has been effective in promoting acquirements, but the lack of such teaching is habitual in schools. And because of this, in this study we provide didactic instruments in two contexts (teacher training and in an elementary school room of the early years) in order to investigate the use of experiments in the area of Physics Education.In this thesis we study didactic experiments for Physics teaching, as support to activities in Basic Education and Teacher Education. In this study we analyzed previous educational experiences such as the low-cost instrument library proposed by Norberto Cardoso Ferreira (1978) and the Scientists project (Os Cientistas), carried out by FUNBEC in collaboration with publishing company Abril. The study involved an intervention activity, which aimed to implement a small (LDI) library of didactic instruments within the (LaPEMID CEAPLA IGCE-UNESP) Teaching Practice Materials and Instrumentation Laboratory. Such materials became available in teacher training activities, particularly for students of the Teaching Practice and Supervised Internship at UNESP, Rio Claro Campus, as well as in an educational intervention in a class of a Elementary School (initial series) of the city of Rio Claro (SP). We discuss the structure and organization of prototypes (experiments and games) an LDI as well as the functionality and implications for educational activities at the investigated levels. It was possible to the viability of the LDI, showing positive aspects for teacher training and working directly with students of Basic Education.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235270
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBiblioteca de instrumentospt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectExperimentos didáticospt
dc.subjectJogos didáticospt
dc.subjectJogospt
dc.subjectMateriais de baixo custopt
dc.subjectInstrument libraryen
dc.subjectGamesen
dc.subjectDidactic experimentsen
dc.subjectLow cost materialsen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleBiblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativapt
dc.title.alternativeLibrary of instruments and the teaching of Physics: experiments and didactic games as an educational possibilityen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferrante_wcv_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
3.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferrante_wcv_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
362.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: