Publicação:
Telejornalismo e interatividade na TV digital: uma construção colaborativa e participativa no espaço digital

dc.contributor.advisorMédola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
dc.contributor.advisorFilho, Guido Lemos de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Kellyanne Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:05Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:05Z
dc.date.issued2010-08-31
dc.description.abstractO contexto tecnológico e convergente proposto pela integração de diferentes plataformas e dispositivos digitais provoca uma reconfiguração dos discursos e estimula a geração de novos modelos comunicacionais. Estes modelos são operacionalizados a partir de lógicas colaborativas e participativas que surgem com a inserção de novas ferramentas caracterizadoras de diálogos e interações entre a audiência e os produtores de conteúdos. Neste cenário há um intercâmbio entre os papéis desempenhados pela audiência e produtos, desconstruindo um antigo esquema comunicacional em que os define como receptor e emissor. A reconfiguração de diálogos e papéis da comunicação televisiva é possibilidade no contexto de implementação da TV digital interativa no Brasil. As novas possibilidades discursivas no campo jornalístico ganharam uma dimensão a partir da Internet com o desenvolvimento da Web 2.0, que permitiu a realização de projetos colaborativos. Na Web 2.0 o jornalismo foi estruturado através dos aspectos de personalização, cooperação e colaboração que são modelados pelas bases comunitárias de produção. Esta prática comunitária permitiu diferentes vertentes da prática jornalística, que foram denominadas de jornalismo open source, user-generated content e prosumersm, citizen journalism e participatory journalism. Nestes modelos de jornalismo a audiência é a principal produtora e consumidora da notícia. As próprias pessoas refletem, elaboraram e divulgam informações que vivenciaram cotidianamente. Entretanto, a apropriação e manutenção da produção jornalística colaborativa recebem uma força essencial com estruturação desta prática a partir de redes sociais. A formação destas redes possibilita a organização comunitária de grupos que compartilham os mesmos interesses e anseios. Dentro deste contexto, a presente pesquisa propõe a modelagem de...pt
dc.description.abstractThe technological context and convergent proposed by integrating different platforms and digital devices causes a reconfiguration of the discourses and stimulates the generation of new models of communication. These models are operationalized from collaborative and participatory logic that arise with the introduction of new tools for characterizing dialogue and interaction between audience and content producers. In this scenario there is an interchange between the roles played by the audience and producers, desconstructing and old communication scheme that defines them as receiver abd sender. The reconfiguration of dialogues and roles of television communication is possible in the context of implementation of interactive digital TV in Brazil. The new discursive possibilities in the journalistic field have gained a dimension from the Internet with the development of Web 2.0, which allowed the realization of collaborative projects. Web 2.0 journaslism has been structured through the aspects of personalization, cooperation and collaboration that are shaped by community-based production. This community practice allowed different aspects of journalistic practice, which were called open source journalism, user-generated content and prosumersm, citizen journalism and participatory journalism. In these models of journalism, audience is a major producer and consumer of news. The people themselves reflect and disseminate information producing a daily experience. However, ownership and maintenance of collaborative news production receives an essential force in the structuring of this practice from social networks. The formation of these networks allows the community organizing groups to share the same interests and desires. Within this context, this research proposes the modeling of a collaborative process of news production for interactive digital TV from Web 2.0en
dc.format.extent174 f. : il.
dc.identifier.aleph000632159
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.citationALVES, Kellyanne Carvalho. Telejornalismo e interatividade na TV digital: uma construção colaborativa e participativa no espaço digital. 2010. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
dc.identifier.filealves_kc_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4868421701118971
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89519
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTelejornalismopt
dc.subjectConvergência tecnológicapt
dc.subjectParticipaçãopt
dc.subjectColaboraçãopt
dc.subjectTelejournalismen
dc.subjectTechnology convergenceen
dc.subjectLogical collaborative and participationen
dc.titleTelejornalismo e interatividade na TV digital: uma construção colaborativa e participativa no espaço digitalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4868421701118971
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramTelevisão Digital: Informação e Conhecimento - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação, informação e educação em televisão digitalpt
unesp.researchAreaGestão da informação e comunicação para televisão digitalpt

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